TO realiza massagens em UTIs do Hurso

Dando continuidade ao projeto de humanização no Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), foi realizado, na segunda semana de agosto, nas unidades de internação UTI adulto e UTI pediátrica uma tarde diferente. Coordenado pelas Terapeuta Ocupacional (T.O.), Adriely Vaz, e a Farmacêutica, Barbara Partata, a UTI pediátrica teve um momento dedicado as mães e as crianças, criando um clima de sossego, relaxamento e aconchego.

“O ambiente criado deixou uma sensação de ambiente mais calmo e relaxante e ao som de uma música aconchegante puderam receber uma massagem realizada por colaboradores preparados para a atividade”, esclareceu Adriely. Quando puderam relaxar das tensões que estão vivendo, foram convidadas a massagearam seus filhos fazendo com que eles sentissem o calor de suas mãos. De acordo com a Adriely, a mãe de umas das pacientes relatou que recebendo a massagem, sentiu que havia ido até sua casa e voltado mais forte e relaxada para enfrentar as tensões que está vivendo.

Já na UTI adulto foi proporcionado o mesmo ambiente, porém os acompanhantes massagearam os usuários e falaram palavras positivas e de conforto a eles, que estão vivendo um momento de dificuldade. Barbara comenta que era visível a emoção vivenciada por cada acompanhante. “Um dos acompanhantes relatou que na correria do dia a dia a gente esquece de falar palavras positivas às pessoas, que ele agora podia falar isso para seu irmão”, descreveu ela.

Adriely explica que utilizando a música pode-se afetar as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de indivíduos de todas as idades, a música é benéfica para pacientes com dor; alivia a ansiedade pré-operatória; age sobre o sistema nervoso autônomo; reduz os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a dor pós-cirúrgica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde