Associação Paulista de Fundações promove evento sobre as perspectivas para o terceiro setor brasileiro

Com o tema “30 anos de democracia – As novas demandas sociais e sua relação com o Terceiro Setor” a Associação Paulista de Fundações (APF) realiza o 9º Encontro Paulista de Fundações, no dia 2 de setembro, no Espaço Sociocultural CIEE, em São Paulo. O evento, apoiado pela Pró-Saúde, é voltado para fundações, associações e demais entidades que atuam no terceiro setor, gestores, profissionais liberais, estudantes e representantes do poder público. 

O encontro apresentará perspectivas capazes de viabilizar ações ainda mais assertivas no Terceiro Setor, a partir de possibilidades que integram todos os brasileiros e otimizam a sua atuação.

Questões tributárias sobre investimentos sociais em tempos de crise, a percepção dos brasileiros quanto à atuação e importância das fundações e associações e o novo marco regulatório sobre a relação entre o Poder Público e as entidades do Terceiro Setor, serão os principais temas tratados durante o evento.

“Para identificar quais são os principais avanços, a fim de fortalecer e estimular o desenvolvimento de uma sociedade complexa, estarão em pauta os principais temas que envolvem o Terceiro Setor no processo de redemocratização do país”, afirma Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF.

Os Encontros Paulistas são realizados desde 2005.

Prêmio Pedro Kassab – PPK 2015

            O prêmio reconhece as melhores iniciativas ligadas à defesa do saber, da liberdade individual e do bem comum. Esta edição premiará o Professor Doutor Fernando Henrique Cardoso, na categoria Pessoa Física e a Fundação Antonio Prudente (A.C. Camargo Câncer Center), como Pessoa Jurídica. A cerimônia de premiação acontecerá no 9º Encontro Paulista de Fundações.

Serviço:

Evento: 9º Encontro Paulista de Fundações: “30 anos de democracia – as novas demandas sociais e sua relação com o Terceiro Setor”

 

Programação:

8h às 9h: Cadastramento/ Café de boas vindas

9h às 9h15: Abertura do evento – Luiz Gonzaga Bertelli – Presidente do Conselho de Administração do CIEE/SP e Presidente do Conselho Diretor do CIEE NACIONAL

Dora Silva Cunha Bueno – Presidente da APF e CEBRAF/ Fundação de Rotarianos de SP

9h15 às 9h30: Palestra de Abertura – Floriano Pesaro – Secretário Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo

9h30 às 10h45: 1º Painel – “Brasil 2015 – Uma visão sobre a conjuntura atual” Palestrantes: Ilan Goldfajn – Economista-chefe do Itaú Unibanco S.A;

Marcos Lisboa – Diretor Presidente do INSPER

Mediador: Gesner Oliveira – Sócio Diretor da GO Associados

10h45 às 12h15: 2º Painel – “Filantropia em tempos de crise – Estratégias para a sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil”

Palestrantes: Flavia Regina de Souza Oliveira – Advogada Sócia de Mattos Filho Advogados;

Máximo Hernández González – Diretor Presidente da Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli;

Ricardo Monello – Diretor de Assuntos Jurídicos da FENACON

12h15 às 13h15 – Almoço

13h15 às 13h45 – Entrega do Prêmio Pedro Kassab – PPK 2015

13h45 às 14h45- 3º Painel: “As fundações e associações sobre o olhar do cidadão”

Palestrante: Renato Meirelles – Presidente do Data Popular

14h45 às 16h30 – 4º Painel: Diálogo paulista entre órgãos de controle e sociedade civil – “Lei 13.019/ 2014: Instrumento de estímulo ou de controle às parcerias com a sociedade civil?”

 

Palestrantes: Carlos Ari Sundfeld – Advogado e Professor FGV;

Eduardo Pannunzio – Advogado e Pesquisador da FGV;

Gustavo Ungaro – Ouvidor Geral do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI);

Laís de Figueiredo Lopes – Assessora Especial do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República;

Leonardo Ferres da Silva Ribeiro – Consultor Jurídico da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio-FUNDEPAG  

Sidney Estanislau Beraldo – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

 

16h30 às 17h: Encerramento – Diretoria APF.

 

Data: 2 de setembro de 2015

Horário: das 8h às 17h

Local: Espaço Sociocultural CIEE – Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi – São Paulo (SP)

Mais informações sobre o evento: www.apf.org.br/encontro2015

 

Sobre a APF: A Associação Paulista de Fundações – APF – é uma entidade civil, sem finalidade econômica, constituída para defender os interesses institucionais, integrar e representar as fundações do Estado de São Paulo nas mais distintas e importantes áreas para o progresso brasileiro: Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Pesquisa, Comunicação e Meio Ambiente, dentre outras. A entidade também colabora com outras unidades federativas. Foi fundada em 1998, por um grupo de dirigentes de fundações preocupados com a manutenção e desenvolvimento de suas instituições, com o propósito de sensibilizar a sociedade, as empresas, as instituições e entidades em geral e marcadamente os Poderes Públicos, de modo que conheçam e apoiem as fundações, em ações importantes para o progresso brasileiro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde