Hospital Universitário promove Semana de Aleitamento Materno

O Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), realiza de 03 a 07 de agosto a SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno). O evento que visa incentivar e conscientizar sobre os benefícios da prática traz como tema “Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (03), às 14h, no auditório do hospital, com a realização do Curso de Gestantes. O curso ministrado pela equipe do Banco de Leite e psicologia do HU é oferecido gratuitamente e é aberto para mulheres de Jundiaí e região.
Na ocasião também foi realizado o lançamento da nova cartilha de alta da maternidade, que, após passar por revisão, agora conta com informações sobre a mãe trabalhadora.

“Amamentação e volta ao trabalho é um assunto de extrema relevância, pois é um momento ímpar na vida da mulher trabalhadora e as empresas têm um papel muito importante na saúde das crianças. Hoje o Ministério da Saúde tem um programa de assessoramento às empresas na montagem de salas de apoio à amamentação, que são espaços em que a mulher com privacidade e segurança possa retirar seu leite para posteriormente oferecer ao seu filho. Quando a empresa apoia a amamentação, não só o bebê ganha, a mãe com um bebê sadio falta menos ao serviço e trabalha mais satisfeita; e a empresa ganha em produtividade e passa a ter uma imagem socialmente responsável”, avaliou Maristela Benassi, enfermeira Coordenadora do Banco de Leite Humano de Jundiaí.

A programação da Semana inclui também uma visita do Banco de Leite na maternidade do HU para passar orientações as mães, ação de conscientização dos colaboradores da enfermagem para que estimulem o aleitamento materno, ciclo de palestras na Autoban para as mães trabalhadoras da empresa e interação da Cia de Teatro Techiniatto, promovida pela Unimed, com as mães na maternidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde