Hospitais do Rio promovem Semana do Aleitamento Materno

De 01 a 08 de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Neste ano, o tema escolhido é “Mulher trabalhadora que amamenta: vamos tornar possível”, que se refere à necessidade de um local de trabalho amigo das mães trabalhadoras. Para chamar a atenção para o tema, três hospitais do Rio administrados pela Pró-Saúde preparam atividades para conscientizar pacientes e colaboradores.

O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) promove na sexta-feira (07/08), no auditório, um workshop sobre aleitamento materno. Serão abordados os temas: promoção ao aleitamento materno, fisiologia, benefícios, pega e posição adequada, massagem e ordenha, prática e mitos e verdades. As palestrantes serão as fonoaudiólogas e consultoras em aleitamento materno Cláudia Vieira Imenes e Melissa Hermes.

Já o Banco de Leite do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) realiza, na quinta e sexta-feira (6 e 7/8), palestras, dinâmicas e encontros para depoimentos sobre a importância da amamentação.  O diretor geral do HEAPN, Frederico Coltro, e o diretor de enfermagem, Ricardo Coelho, farão palestras de apoio direcionadas às mães que trabalham na unidade.

No Hospital Estadual Rocha Faria (HERF), as ações serão promovidas na quinta-feira. A equipe do Banco de Leites da unidade vai orientar pacientes e colaboradores sobre os direitos das mães que amamentam, os benefícios do ato e as técnicas de amamentação. O evento também vai contar com a aferição de pressão e checagem de glicose, além de explicações sobre a carteira de identidade infantil.

“É importante que toda mãe tenha conhecimento sobre a importância da amamentação para o bom desenvolvimento do seu bebê e também dos benefícios que a pratica traz para ela. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Por isso é tão importante que as campanhas de incentivo à amamentação sejam realizadas”, explicou a nutricionista Patrícia Meirelles, responsável técnica pelo banco de leites do HERF.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde