HRBA realiza ação de combate à hipertensão

Em 2 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, de Santarém (PA), realizou na Praça da Matriz, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), e a Unimed Oeste do Pará, uma ação de prevenção e sensibilização sobre um dos problemas que mais afeta a população: hipertensão arterial. A doença tem como principal causa o sedentarismo, o consumo de álcool, cigarro e excesso de peso.

      A programação contou com atividades físicas, realizadas em parceria com a Academia Via Atlética, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, em parceria com os Acadêmicos de Enfermagem da FIT, e dicas de como ter uma melhor qualidade de vida. O tema trabalhado durante a ação foi: “Com uma Boa Alimentação, Combatemos à Pressão”, uma vez que a hipertensão pode trazer sérios riscos à saúde, afetando órgãos importantes como cérebro, coração e rim e causando doenças como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

      Neste sentido, a ação visa sensibilizar a população sobre a importância do controle dos níveis de pressão arterial e a adoção de hábitos saudáveis (alimentação balanceada), prática de atividades físicas regulares, combate ao tabagismo e redução do consumo de álcool. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde