HMMC implanta Plano de Gerenciamento de Resíduos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) implantou o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). O PGRSS define a forma como precisa ser realizado o manejo dos resíduos gerados na unidade, com o objetivo de evitar os riscos provenientes à saúde ocupacional, pública, ao meio ambiente e entrar em conformidade com a legislação.
Alguns treinamentos já foram realizados com os colaboradores.

Segundo o engenheiro ambiental Marcel Portela, responsável pelo setor de Sustentabilidade do HMMC, todos ganham com a implantação do PGRSS.  “A probabilidade de infecção por contato com resíduos diminuiu com o programa, que também possibilita que o lixo não seja destinado de forma errada, reduzindo custos com o tratamento de resíduos”, explicou Portela.

Para verificar a eficácia do programa, indicadores serão criados, assim como “rondas”, para verificar se o descarte está sendo feito de forma correta. 
“Quando falamos em sustentabilidade, devemos logo pensar em meio ambiente e responsabilidade social, com ações voltadas a reduzir o consumo de recursos naturais e os custos, beneficiando o meio ambiente e as pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho. No HMMC, essa ideologia é integrada ao modelo de gestão, isso significa que as ações de sustentabilidade se tornam ainda mais importantes”, ressaltou Portela.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde