HRBA incentiva a prática de hábitos alimentares saudáveis

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Regional do Baixo Amazonas, no Pará, trabalha com a dieta dos pacientes e serve refeições para colaboradores e acompanhantes. Com uma equipe especializada formada por seis nutricionistas, o SND também realiza o trabalho de sensibilização sobre a importância dos hábitos saudáveis de alimentação para melhoria da qualidade de vida da população.

 

De acordo com a nutricionista Samille Tapajós, o cardápio é elaborado com frutas regionais, suco de frutas e carnes. No total são servidas até 1.400 refeições (almoço e jantar), além de lanches, café da manhã e ceia para os pacientes internados. Todos os produtos utilizados para a confecção dos cardápios têm que apresentar obrigatoriamente a comprovação de origem e qualidade. Mas, produtos similares podem ser facilmente encontrados nas feiras e mercados da cidade a preços acessíveis. “Em média são servidas diariamente 700 refeições para os nossos colaboradores e acompanhantes e 700 para os pacientes. Utilizamos produtos que podem ser encontrados nas feiras e mercados da cidade. É uma forma de se educar e estimular a busca por uma alimentação mais sadia”, declarou Samille.

No total 37 profissionais, em sistema de revezamento, contribuem para a funcionalidade da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). “O cardápio dos colaboradores e acompanhantes é elaborado mensalmente, ou seja, a cada semana há um cardápio para cada dia e como temos pacientes internados há bastante tempo nós também buscamos diferenciá-lo”, complementou a nutricionista.

Além do trabalho realizado na elaboração do cardápio servido no HRBA, o SND também realiza ações de sensibilização sobre a importância de hábitos saudáveis. São campanhas externas compostas de palestras, teste de Índice de Massa Corpórea e orientações alimentares. Entre as campanhas destacamos o Projeto de Aleitamento Materno (Secretaria Municipal de Saúde), O Viva a Vida (Sistema Tapajós de Comunicação), Comando Saúde nas Estradas (PRF), HRBA na Terceira Idade, entre outras solicitadas pela Direção do HRBA.

A Coordenadora do SND, nutricionista Edilssa Carla, explicou como acontecem as campanhas externas. “Nós trabalhamos tanto com as campanhas solicitadas, por meio de parcerias, como as elaboradas pelo SND como a Campanha “HRBA na Terceira Idade. Nutrição é Vida”, em que realizamos, além da avaliação, a orientação nutricional, oficinas que ensinam como é simples elaborar um cardápio saudável”, afirmou a coordenadora, que também explicou que este trabalho contribui para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação.

Confira oito dicas que podem fazer a diferença na sua alimentação: 
* Evite o consumo de alimentos com muitas calorias, industrializados, gordurosos e salgados;
*  Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijões;
*  Reduza o sal e o açúcar das refeições;
*  Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
*  Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
*  Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
*  Pratique exercícios físicos diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
*  Durma pelo menos 8h num período de 24h.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde