Equipe do Hurso realiza treinamento para equipe multidisciplinar

No final do mês de junho, a empresa farmacêutica SANOFI realizou treinamento de Tromboembolismo venoso e Trombose Venosa Profunda (TEV/TVP) para a equipe multidisciplinar do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO). O treinamento foi ministrado pelo farmacêutico Abel Rocha e teve como objetivo principal divulgar, para as equipes assistenciais, a importância de ter um protocolo de TEV/TVP e monitorar a adesão ao mesmo, considerando os riscos dos pacientes.

Este tipo de processo é importante diante da epidemiologia do paciente, já que a TVP é um dos componentes da TEV. Estudos sobre a epidemiologia de TEV são raros no Brasil. Na população brasileira, estima-se uma prevalência de TEV de 0,6 casos por 1.000 habitantes/ano. A prevalência de TVP varia de 3,9% a 16,6% e a TEV foi encontrada em 19,1% dos pacientes falecidos no hospital, sendo causa direta de óbito em 3,7% desses casos. Pelo SUS, são 28 mil internações por ano em consequência do tromboembolismo venoso, com falecimento de 4.247 pacientes. A gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Thaisa Afonso, comentou a importância da participação no treinamento. “Houve envolvimento e sensibilização de forma integrada entre a equipe médica, enfermagem, fisioterapia, farmácia e diretoria”, disse a gerente. 

Após o treinamento de sensibilização, foram realizados coletas de dados nos prontuários para que a equipe inicie o monitoramento da adesão ao protocolo. O monitoramento será mensal, gerando indicadores e análises críticas para melhoria contínua. A gerente ainda lembra que tudo isso gera como consequência direta uma maior segurança do paciente, gestão de riscos clínicos e prevenção.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde