Unidades administradas pela Pró-Saúde no RJ comemoram o mês junino

Em comemoração ao mês junino, os hospitais estaduais Getúlio Vargas (HEGV), Anchieta (HEAN) e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC, no Rio de Janeiro (RJ), realizaram eventos com decorações e brincadeiras típicas, visita da Trupe da Alegria caracterizada com o tema e lanches diferenciados.

Pegando carona na consciência ecológica, o IEC enfeitou a unidade com bandeirinhas e demais enfeites juninos feitos com material reciclável. Natália Rente, Coordenadora de Sustentabilidade explicou que tem o objetivo de aproveitar algumas datas comemorativas para ampliar o entendimento da sustentabilidade na unidade. “Optamos por uma decoração sustentável com o intuito de promover o entendimento e trabalhar em grupo com as equipes”.

Bandeirinhas e enfeites foram confeccionados com jornais e revistas usados, com apelo dos três Rs: reuso, reaproveitamento e reciclagem. “Estamos introduzindo na cultura da unidade o não desperdício e a contribuição de cada um para o equilíbrio do meio ambiente. Importante criar uma maior conscientização tanto dos colaboradores, quanto das pessoas que circulam no hospital sobre a importância de ser sustentável nas pequenas ações do dia a dia.”, ressaltou a Coordenadora.

Com temática junina, a Trupe da Alegria compareceu ao HEAN para festejar junto com os pacientes e funcionários. De acordo com Emanuele Barbosa, Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), antes do início das interações a turma de palhaços foi treinada com os protocolos de segurança dos pacientes. “O objetivo foi aumentar a segurança de todos os participantes, bem como dos pacientes, através dos cuidados durante as abordagens, explicou. Emanuele ressaltou ainda que “a visita surtiu muitos efeitos positivos, tanto nos pacientes, quanto nos acompanhantes e colaboradores”.

Na pediatria do HEGV a comemoração ficou por conta de brincadeiras e músicas típicas, como pescaria, boca do palhaço, além de grupo teatral voluntário, que apresentou a peça “Os preciosos”. Também foram entregues kits educativos para os pequenos pacientes e também foi oferecido um lanche diferenciado. De acordo com Waleska Bittencourt, Coordenadora de Enfermagem da pediatria, a ideia foi aproveitar o tema para realizar atividades lúdicas. “Toda atividades lúdica estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e social, o que auxilia na recuperação e diminui o estresse de uma internação hospitalar”, ressaltou. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde