HRBA leva ações de saúde para comunidade quilombola do Pará

A caravana da saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém (PA), foi até a comunidade de Tiningú, no planalto santareno, para levar diversas ações de saúde, beleza e entretenimento. Composta por médicos oncologistas, médicos residentes, acadêmicos de medicina, nutricionista, enfermeiros, técnicos e apoio administrativo a comitiva multiprofissional do HRBA, juntamente com a equipe da empresa Agiliza Marketing, responsável pelas ações de beleza, realizaram mais de 200 atendimentos aos moradores da comunidade de Tiningú e mais 17 comunidades do entorno.

Tiningú é a comunidade única que possui um posto de saúde com médico em atendimento diário, tornando-se referência para as demais localidades vizinhas. Com as ações do HRBA, neste dia, os moradores puderam usufruir de 120 consultas médicas, 70 atendimentos de beleza e 30 atendimentos de nutrição.

Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, esse tipo de ação humanizada aproxima o profissional de saúde da realidade em que vive a maioria dos usuários mais carentes da região. “Sabemos que as distâncias do estado do Pará são imensas, por isso muitos usuários tem dificuldades em usufruir dos serviços que o Hospital Regional oferece gratuitamente. As ações nas comunidades visam, primeiramente, levar orientações preventivas de doenças como o câncer de mama, diabetes e outras, diagnosticar possíveis casos de câncer e demais patologias, agilizar exames e consultas. Além de proporcionar momentos de melhoria da auto-estima com ações de beleza que evolvem cortes de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure, e ainda brincadeiras lúdicas educativas com as crianças da comunidade e seus pais”, concluiu Hebert.

Para a coordenação da caravana o resultado da visita em Tiningú foi surpreendente, pois tudo foi muito bem preparado pela equipe dos agentes comunitários de saúde e pela própria comunidade. Uma nova ação está sendo elaborada para o segundo semestre deste ano para atender outra comunidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde