Dia D é promovido pela Pró-Saúde no programa Prefeitura nos Bairros

Um dia para cuidar da saúde e assim melhorar os hábitos para uma vida saudável.  Esse é o objetivo do projeto Dia D Saúde, realizado pela organização social filantrópica, Pró-Saúde.

Gestora no Tocantins da UPA24h Anatólio Dias Carneiro e do Hospital Municipal de Araguaína, a Pró-Saúde participa dos três dias do programa Prefeitura nos Bairros (até 20 de junho) com ações diversas de saúde, dentre elas, consultas médicas, orientação com nutricionista e fisioterapeuta , exames laboratoriais e educação em saúde.

O projeto Dia D Saúde foi iniciado em 2014 pela Pró-Saúde, e tem sido a principal ação social da entidade no Tocantins, de forma a levar à comunidade, fora das unidades gerenciadas, ações de saúde. Com o projeto Dia D Saúde a entidade tem promovido a prevenção, orientação e cuidados em saúde, de forma a incentivar o cidadão a cuidar do seu bem-estar e ter uma vida mais saudável.

Atuação

A Pró-Saúde está no programa Prefeitura nos Bairros com uma equipe multiprofissional atuando no fomento à educação em saúde, prevenção e cuidados essenciais. Para isso está sendo realizado um trabalho com orientação e prevenção sobre riscos de acidentes domésticos e higienização das mãos. A equipe de Nutrição da entidade está oferecendo atendimento no qual é feito a avaliação nutricional de acordo com a patologia associada e estilo de vida.

Também está sendo feito um trabalho de orientação e esclarecimento sobre o que é como funciona a Unidade de Pronto Atendimento 24h Anatólio Dias Carneiros. Neste serviço está sendo explicado quais são os casos que devem procurar a unidade para atendimento.

Serviços

Consultas médicas, avaliação e orientação funcional, aferição de pressão arterial, aferição de temperatura, verificação de peso ponderal, verificação de teste de glicose e orientação sobre como prevenir doenças respiratórias em crianças.

Também estão sendo feitos exames laboratoriais como HGT, Hemograma e tipagem sanguínea dentre outros prescritos pelo médico.  Estão sendo ofertadas ainda orientação sobre a prevenção de doenças respiratórias em crianças com fisioterapeuta. Além de exercício físico em grupo com a fisioterapeuta.

Para o diretor da Pró-Saúde no Tocantins, Joaquim Fonsêca Junior, a entidade filantrópica tem o compromisso em levar ações de saúde à sociedade. “Estamos felizes com a parceria com a Prefeitura de Araguaína, que nos permitiu contribuir com a comunidade para que saibam mais sobre os cuidados para uma vida saudável”.

Localização

O programa está acontecendo na Creche Santa Clara e beneficia os moradores de nove bairros de Araguaína: Céu Azul, Alto Bonito, Itaipu, Vila Ribeiro, Tocantins, Vitória, Jardim Belo, Palmas e Tiúba.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde