Unidades administradas pela Pró-Saúde no RJ se destacam com a adesão de práticas sustentáveis

Engana-se quem pensa que os hospitais só cuidam da saúde do corpo. Muitas unidades têm se dedicado cada vez mais à saúde do planeta através de ações sustentáveis, como a coleta seletiva e o uso racional dos recursos naturais. A melhor parte é que a adoção de práticas ecologicamente corretas começa a mostrar resultados que vão além dos benefícios ao meio ambiente, ajudando também a equilibrar as contas das unidades.

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) se destaca na implantação de práticas sustentáveis na rede estadual de saúde. A comissão de sustentabilidade do hospital está à frente de uma série de ações. Só este ano, a unidade fez o descarte seguro de mais de uma tonelada em resíduos dos exames de radiologia, coletados por empresas especializadas. Com relação ao lixo comum, mais de duas toneladas são recolhidas mensalmente pela coleta seletiva. A iniciativa já rendeu uma redução de 5% nos gastos com dispensação de resíduos hospitalares.

Além disso, a unidade também faz uma parceria com uma empresa de reciclagem que faz a coleta e a destinação adequada de óleo de fritura usado. Todo mês são cerca de 20 litros de óleo recolhido entre colaboradores e familiares de pacientes que é processado e transformado em sabão biodegradável.

“Todas as práticas têm como objetivo conscientizar colaboradores do hospital, pacientes e familiares, em como podemos ajudar a construir um futuro melhor para o planeta. Já podemos observar resultado no aumento da adesão das pessoas e no consequente crescimento no volume de arrecadações”, destaca o presidente da Comissão de Sustentabilidade, Frederico Coltro.

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e o Hospital Estadual Anchieta (HEAN) aderiram à campanha mundial “Saúde sem Mercúrio”, e estão substituindo gradativamente lâmpadas, termômetros e outros aparelhos que contém o metal que é altamente tóxico. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde