Colaboradores do HMUE realizam estudo de perfil epidemiológico em idosos

Um perfil epidemiológico de pacientes idosos internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua (PA), foi elaborado pelo Grupo de Estudo de Fisioterapia do HMUE e apresentado com louvor no Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado em Belém neste mês de maio. 

Através da avaliação dos dados estatísticos e estudos de prontuários, os trabalhos atestaram que os acometimentos traumáticos são importantes causas de limitação funcional dos membros superiores em pessoas idosas, podendo acarretar sequelas permanentes.

Os dados apontam 276 idosos, entre julho de 2007 e dezembro de 2012, foram vítimas de fraturas do membro superior, com predominância dos acidentes entre o sexo feminino (60,78%), na faixa etária entre 65 e 70 anos (28,62%), sendo grande parte destes pacientes procedentes do interior do estado do Pará (46,74%). A queda da própria altura, por desequilíbrio ou tropeços, foi o mecanismo causal mais frequente, com 58,33%.

Durante o evento o apresentador dos trabalhos do grupo do HMUE, Leonardo Ramos, coordenador de Ensino e Pesquisa do HMUE, ressaltou que o enfoque no membro superior se deu pelo fato deste membro ser rico em detalhes e funcionalidades, onde qualquer alteração pode interferir no seu correto desempenho. “No caso dos idosos, os acometimentos traumáticos são os principais e mais numerosos, pois além de interferir na funcionalidade, podem acarretar sequelas permanentes aos pacientes”, destacou Leonardo.

O trabalho de pesquisa do Grupo de Fisioterapia do HMUE, formado por colaboradores da Reabilitação, DEP, Residentes Multiprofissionais e acadêmicos de instituições de ensino conveniadas, foi realizado pelo estudo descritivo considerando variáveis como gênero, faixa etária, procedência, mecanismo de trauma, tipo de tratamento, tempo de internação e condição de alta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde