Pró-Saúde promove atividade criativa para crianças do HMA

Cinco dias é o tempo médio de permanência de uma criança no Hospital Municipal de Araguaína (TO). Para melhorar o ambiente e entreter os pequenos pacientes nesse período, a Pró-Saúde desenvolve, na brinquedoteca do hospital, o projeto “Momento de Criação”, através de  encontro incentivando a liberdade de expressão, que ocorre todas as quartas-feiras, no período da tarde.

Segundo a médica Elaine Godoy, diretora técnica da Pró-Saúde, a brinquedoteca auxilia no tratamento porque a criança fica ativa e tem alta precoce. 'Manter a criança ativa faz com que seu tratamento seja eficaz e, assim, tenha  uma melhora mais rápida', explicou.

Cada criança recebe materiais pedagógicos para desenvolver a criatividade, seja colando, recortando ou pintando. A ideia é estimular a capacidade criativa dos pacientes e reduzir o impacto do ambiente hospitalar.

Para o diretor da Pró-Saúde,  Joaquim Fonseca Júnior, a entidade, ao, ter iniciativa de manter a brinquedoteca, cria uma ferramenta de desenvolvimento e humanização. “Queremos que nossas crianças sintam-se importantes e ao serem estimuladas,melhorem o mais rápido possível. A nossa brinquedoteca foi criada para contribuir com o tratamento desses pequenos”, declarou.

Criações

Na semana passada, os pequenos surpreenderam, construindo porta lápis, porta moedas, castelos, carros, cobras, borboletas e ursos, dentre outros objetos. Para isso, eles utilizaram materiais recicláveis como copos descartáveis, EVAs, abaixador de língua, papel de presente, cola, gliter, rolo de papel toalha e canetinha. As criações são entregues aos autores no momento da sua alta.

Brinquedoteca

A brinquedoteca do Hospital Municipal de Araguaína está sob a responsabilidade da equipe do NEP – Núcleo de Educação Permanente. Funciona de  segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde