Equipe do HMMC participa do curso de gestão em programas de voluntariado

Uma equipe do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), participou do curso de Gestão de Programas de Voluntariado. A capacitação ocorreu no Centro de Voluntariado de São Paulo, com sede na capital. Representantes da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, que atua em parceria com o HMMC, também estiveram presentes.

O objetivo, como explicou a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Erica Laurindo, é capacitar o hospital a fim de “consolidar a cultura e o trabalho do voluntário e promover a educação para ao exercício consciente da solidariedade e da cidadania”. “O Centro de Voluntariado de São Paulo ajudou a criar grupos de voluntários de hospitais como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein”, ressaltou Erica.

Questões como a legislação (Lei do Voluntariado) que precisa ser seguida, a organização do programa e como treinar os voluntários foram abordadas.

Um perfil do voluntariado no País foi apresentado. Do total de voluntários brasileiros, 53% são mulheres. Vinte e cinco por cento da população com mais de 16 anos fez ou faz um trabalho do tipo. O Brasil está novamente entre os dez primeiros do mundo no ranking do número de voluntários. Ocupa a nona colocação, segundo o World Giving Index – relatório anual publicado pela Charities Aid Foundation, entidade inglesa, que recolhe dados de 130 países e analisa diversos serviços sociais oferecidos. 

Desde 2 de março, o Hospital Municipal conta com o auxílio da Associação do Voluntariado de Mogi. Identificadas com jalecos rosas, os voluntários têm o objetivo de auxiliar nas orientações oferecidas aos pacientes e reforçar o acolhimento humanizado já adotado na unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde