HRBA conclui integração acadêmica

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), administrado pela Pró-Saúde sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), concluiu neste mês de março as atividades da Primeira Integração Acadêmica 2015.  

O evento abriu  as portas para estágio de alunos de várias  universidades públicas e privadas, inclusive da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que mantém um curso de medicina em Santarém. 

Iniciada em em fevereiro, participaram  das várias etapas da integração 931 acadêmicos, professores, coordenadores de outros profissionais que pretendem desenvolver atividades de extensão nas dependências do hospital.

O HRBA tem se firmado na região norte como referência em diversos serviços de média e alta complexidade, notadamente o Serviço de Oncologia,  e vem se consolidando, desde 2013, na área do ensino e pesquisa  recebendo por mês, em média,  300 acadêmicos de cinco universidades de Santarém.

Segundo a coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do hospital, Claudiléia Pereira Galvão, o processo de integração acadêmica é requisito obrigatório para a realização das atividades de ensino. “É o momento em que o HRBA difunde informações sobre normas, diretrizes e rotinas – todas importantes para o controle de infecção hospitalar, segurança no trabalho, identificação para acesso ao hospital, utilização do prontuário do paciente, entre outras rotinas”, declarou.

Participaram da integração acadêmicos oriundos das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), matriculados nos cursos de dos cursos de medicina, fisioterapia, enfermagem, psicologia, radiologia, farmácia, serviço social, educação física, pedagogia e administração.   O maior número de acadêmicos atuando no HRBA é do curso de medicina e os da UEPA são em maior número. Seus alunos aderiram à integração e destacaram a importância do evento para a melhoria da formação profissional no âmbito do HRBA.

Segundo o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, essa apresentação é essencial para o desenvolvimento dos futuros profissionais. “Hoje, além de ser uma referência assistencial em média e alta complexidade, o HRBA também se destaca na Região Norte do País como um hospital formador de profissionais em saúde. Isso vai ao encontro há um dos requisitos da nossa missão, que é formar profissionais para atuarem nos municípios do Oeste do Pará, extremamente carentes de profissionais e com serviços de baixa resolutividade. Com esse trabalho, estamos construindo um futuro muito melhor para a Saúde da nossa Região”, concluiu Hebert.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde