Semana do Rim beneficia pacientes do HRPT

A ação da semana do Rim, realizada de 09 a 13 de março, pelo Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), beneficiou 360 pessoas, que através do atendimento realizado pela equipe multiprofissional do setor de nefrologia puderam realizar a medição de pressão arterial e o teste de glicemia, gratuitamente. Houve ainda a distribuição de folders e orientação sobre as doenças renais com psicólogos, nutricionista e assistente social.

A campanha aconteceu em frente ao hospital e as equipes estiveram presentes nas unidades de saúde municipais para levar até a população, através de palestras e informações que alertam sobre as possíveis causas, prevenções e tratamento das doenças renais.

“A nossa intenção é diminuir o índice de pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, devido a problemas renais. Para isso é importante que a população saiba mais sobre a doença para assim preveni-la”, ressaltou Rosivânia Barros, Enfermeira responsável pelo setor de Nefrologia do HRPT.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de mal nos rins, como cálculos, inflamações e infecções. O setor de nefrologia do HRPT conta hoje com uma estrutura para realizar 1.400 sessões de hemodiálise/mês com capacidade para atender cerca de 100 pessoas, além do acompanhamento de pacientes crônicos e agudos e dos que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva. O HRPT é o único da região que oferece o serviço de nefrologia, especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim, na instituição, hoje, 65 pacientes realizam o tratamento de hemodiálise.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde