População de Altamira é beneficiada com ação da Semana do RIM

O Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), está realizando uma programação voltada para a semana do rim, em alerta ao dia Mundial do Rim, comemorado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia no dia 13 de março. A programação aconteceu de 09 a 13/3 e tem como tema  “Rins Saudáveis”.

No primeiro dia da programação, que aconteceu na última segunda-feira (09/3), a população contou com uma equipe multiprofissional do setor de Nefrologia do HRPT, que fez a medição de pressão arterial e o teste da glicemia, gratuitamente, em frente ao Hospital. Houve ainda distribuição de folders e orientações sobre as doenças renais com psicólogo, nutricionista e assistente social. Na abertura do evento, pelo menos cerca de 150 pessoas foram beneficiadas com o atendimento.

 “Durante toda a semana, as equipes estarão presentes nas unidades de saúde municipais para levar informações aos usuários através de palestras. A ação tem por objetivo alertar a população sobre as possíveis causas, prevenções e tratamento da doença', ressaltou a enfermeira responsável pelo setor de Nefrologia, Rosivania Barros. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de mal nos rins, como cálculos, inflamações e infecções.

O setor de nefrologia do HRPT conta, hoje, com uma estrutura para realizar 1.400 sessões de hemodiálise/mês com capacidade para atender cerca de 100 pessoas, além do acompanhamento de pacientes crônicos e agudos e dos que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.

O Hospital Regional Público da Transamazônica é o único da região que oferece o serviço de nefrologia, especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. Na instituição, atualmente, 65 pacientes realizam tratamento de hemodiálise. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde