Marabá: Relógio evita úlcera de pressão em pacientes

Um dos problemas de pacientes com internação de longa duração é a úlcera de pressão, uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado na mesma posição.

Para prevenir a ocorrência de úlceras de pressão, a direção de Enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, implantou relógios em todas as unidades de internação com referência de mudança da posição do paciente a cada duas horas, impedindo que o paciente fique deitado por muito tempo na mesma posição.

“É uma forma de a equipe de enfermagem estabelecer horários de mudança sistematicamente, com intervalos de duas horas”, explica Leisson Domingues Pinheiro, diretor de enfermagem do HRSP.

Ainda segundo Leisson Pinheiro, a implantação dos relógios é uma das ações que integram o Plano de Segurança do Paciente do Hospital Regional. “Dessa forma, a gente vai investe na prevenção e melhora nossos indicadores de segurança ao paciente”, resume Leisson.

 Uma figura afixada na parede das unidades de internação, indica qual a posição que o paciente tem que ficar nos intervalos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde