Parceria entre UEPA e HRBA formam segunda turma de Residentes Médicos e primeira turma de Residentes Multiprofissional

Aconteceu na noite da segunda-feira, 2 de março, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a solenidade de formatura da segunda turma de Residentes Médicos do interior do estado e a primeira turma de Residentes Multiprofissional (Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social) fora da capital, formados pela UEPA e que teve como campo de prática o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém (PA), que possui o título de Hospital de Ensino concedido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Em Santarém, o curso de Residência Médica teve início em 2012, com disponibilização de seis vagas nas especialidades de: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia e Medicina da Família e da Comunidade. Em sua segunda turma de Residência Médica, 12 profissionais nas especialidades de: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Medicina da Família e Comunidade recebem o título de especialistas durante a solenidade. A cerimônia também dará grau de especialista em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia para 10 profissionais da Residência Multiprofissional de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Farmácia.

A coordenadora da Residência Multiprofissional da UEPA, professora Silvânia Takanashi, comemorou a formação da primeira turma de profissionais especialistas com Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia por meio da Residência Multiprofissional.  “A ideia foi capacitar as diversas categorias profissionais para que também pudessem contribuir para a realidade de Santarém, nós tivemos o processo seletivo deste ano, tivemos pessoas aprovadas e agora vamos começar tudo de novo”, declarou Silvânia.

Vice coordenador da COREME do Estado do Pará, Dr. Marcos Fraga Fortes, falou sobre a importância da vinda do curso de residência médica para o interior do estado.  “Se existe uma maneira de fixar um indivíduo em uma cidade no interior do estado é dando condições de ele ter aprimoramento e especialização, então com a residência estamos conseguindo fazer com que estes médicos agora especialistas e até fazendo sub-especialidades aqui de maneira adequada, não só trabalhando na sua área mais também se inserindo em um sistema de ensino e pesquisa”, complementou.

Entre os 12 acadêmicos de medicina está o agora especialista em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Kalil Antonio, que após três anos de residência sabe o desafio que terá pela frente. “O trauma hoje em dia é considerado epidemia no Brasil todo, não só aqui mais em todo o país é crescente o índice de acidentes com vítimas, o que gera uma demanda muito grande e que há uma deficiência de profissionais atuando na área, então agora concluída a especialização nosso compromisso é atender essa demanda e, com certeza, daqui a alguns anos a população irá colher os frutos deste trabalho”, frisou.

Para o Diretor do HRBA, Hebert Moreschi, a conclusão dos 22 novos profissionais da saúde especialistas marca uma nova fase da saúde pública no interior do estado. “Um dos principais desafios na gestão da saúde, na nossa região e no interior de forma geral, é a disponibilização de profissionais especializados para estarem atuando junto à comunidade, e nós temos o privilégio de ter o curso de medicina aqui em Santarém e também de termos a residência médica em áreas imprescindíveis, hoje temos 12 profissionais médicos e 10 multiprofissionais, é um sonho que se realiza”, declarou Moreschi.

Atualmente estão em andamento às residências médicas nas especialidades de: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica, Neurocirurgia, Pediatria, Cancerologia e Anestesiologia. Neste ano iniciam as especialidades: Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Clínica Geral, Clínica Médica, Medicina da Família, Medicina Intensiva, além dos cursos em andamento na Residência Multiprofissional em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde