HRPT reutiliza material para confeccionar óculos de proteção para bebês com Icterícia

Para proteção dos olhinhos dos bebês que estão em tratamento de fototerapia, devido à Icterícia, o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira/PA, reutiliza materiais que seriam descartados. Espuma de colchão e pedaço de manta SMS, utilizados na Central de Material Esterilizado (CME), são reaproveitados para confeccionar os óculos, a produção acontece na própria instituição.  

Dona Francilene Macieira, é a costureira responsável pela produção do material que, em suas mãos, ganham forma e beneficia os bebês. Os óculos são confeccionados de acordo com a demanda, mantendo-se um estoque de 20 óculos conforme os tamanhos.

A Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos e refere-se a cor amarela da pele e do branco dos olhos, que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. A criança fica Ictérica quando a formação da bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.

O sintoma normalmente aparece no segundo ou terceiro dia de vida da criança. Começa pela cabeça e progride para baixo, a pele do bebê fica amarela, primeiramente na face, depois no tórax, no abdômen e, finalmente, nas pernas. Podendo também o branco dos olhos apresentar tom amarelado. Se não tratada á tempo pode causar lesão cerebral deixando sequelas para a vida toda.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde