Dia Mundial do Doente – Dom Hugo da Silva Cavalcante, OSB

Estimados colaboradores,

É com muito contentamento que me dirijo a cada um de vocês, em especial, àqueles que transformam a dura realidade de quem está acamado ou em um leito de hospital. A reflexão ensejada nesta data reforça nossos valores: de atenção ao sofrimento alheio e aos cuidados que os enfermos inspiram, puríssima demonstração do amor a Deus e ao próximo.

“É uma grande mentira fazer crer que certas vidas não são dignas de ser vividas”. É o que escreve o Santo Padre o Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial do Doente, celebrado aos 11 de fevereiro de 2015, com o tema “Sapientia cordis”.

Quero recordar junto aos enfermos, que Nosso Senhor Jesus Cristo reserva-vos um lugar especial. A condição de sofrimento em que viveis e o desejo de recuperar a saúde tornam-vos particularmente sensíveis ao valor da esperança. Confio à intercessão de Nossa Senhora de Lourdes a vossa aspiração ao bem-estar do corpo e do espírito, e exorto-vos a iluminá-la e elevá-la com a virtude da esperança. 

Reforço aos missionários da saúde, na labuta diária de instigar a fé no dom da vida que nos foi dada, que nenhum de vocês está sozinho. Pelo contrário! Estamos de mãos dadas, no espírito e na resignação, encorajamento mútuo e sincero, a perseverar a cada dia.

Virgem Imaculada, faz com que a nossa oração no mundo da dor e da angústia se transformem na expressão mais bela da vida cristã, para que na contemplação do rosto de Cristo Ressuscitado, encontremos a abundância da misericórdia de Deus. Amém!

Dom Hugo da Silva Cavalcante, OSB  
Vice-presidente da Pró-Saúde

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde