Iniciativa humanizada possibilita visita de irmãos na Unidade de Cuidados Intensivos do HMIB

Com um toque singelo e cantando para a irmã Daniella, o pequeno Lucas Cardane, com apenas seis anos, já vive o drama de ter um ente querido internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). A recém-nascida teve desconforto respiratório logo após o parto e precisou permanecer hospitalizada. Nesta quarta-feira, 13, os dois se encontraram pela primeira vez.

O projeto “Visita Assistida” permitiu ao Lucas conhecer a irmã, o ambiente que ela está, as pessoas que cuidam dela, além de matar a saudade da mãe, Aline Cardane. “Eu queria muito ver minha irmã, conhecê-la, até tocar nela. Eu cantava para ela quando estava na barriga, hoje pude cantar novamente”, diz.

A família dos irmãos é do município de Castanhal. A bebê foi transferida via Central de Regulação da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) para o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). Enquanto desenha, Lucas fala sobre o momento inesquecível. “Senti que o cabelo dela é tão macio, meu coração está feliz. Minha mãe mandou uma foto para mim e achei ela tão fofa. Esse desenho é para quando ela for para nossa casa”.

A mãe da pequena Daniella se surpreendeu com a estrutura do hospital ao ver a filha transferida para o HMIB. “Foram duas tentativas de transferência, na primeira recusei por medo e pela distância, nem imaginava que havia esse hospital. Na segunda eu aceitei, meio desconfiada, quando chegamos me deparei com uma realidade diferente de tudo que havia pensando. O cuidado na Unidade é diferenciado”, comenta Aline.

Esse momento de encontro familiar foi imprescindível para a família. “Ver os dois juntos foi muito lindo, ele estava muito ansioso para nos ver. Minha maior expectativa agora é ter alta e levá-la para casa, para o quartinho dela que foi preparado com todo amor”, diz a mãe dos pequenos.

Projeto Visita Assistida

A visita acontece de acordo com a avaliação e estudo de cada família feita pela psicóloga do HMIB e é realizada sempre na sexta-feira ou no sábado. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o vínculo familiar e humanizar os laços entre família e hospital.

“A criança passa por avaliação para verificar o comportamento dessa criança e fazer algumas orientações em relação ao comportamento lá dentro da UCI ou UTI, o que ela vai visualizar e a situação do irmãozinho”, observa a psicóloga da Unidade, Larissa Ribeiro.

A profissional explica a importância da visita para relacionamento dos irmãos após a alta. “O recém-nascido prematuro precisa de cuidados específicos e esses cuidados terão que permanecer depois que ela for para casa, então é importante que o irmão mais velho saiba o que pode e o que não pode fazer”.

Grávidas com longa internação que possuam outros filhos também podem receber a Visita Assistida após avaliação da psicóloga.

HMIB

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, cerca de 114 quilômetros de distância de Belém (PA). A Unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará, e atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui nove municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.