Hospital Estadual de Urgência e Emergência forma nova turma de brigadistas

Dezessete profissionais de diferentes setores e turnos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado no bairro Forte São João, em Vitória, participaram entre os dias 12 e 14 de fevereiro, de treinamento para atuarem como brigadistas eventuais. No total, o HEUE, Unidade Hospitalar administrada pela Pró-Saúde, conta com 73 brigadistas. O treinamento teórico e prático aconteceu no auditório e numa área descoberta do estacionamento do hospital, conduzido pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O treinamento, com 20 horas, foi desenvolvido com atividades teóricas e práticas sobre primeiros socorros, o modo seguro e prático de manipular os extintores, as classes de incêndio existentes, entre outros.

Segundo o coordenador da Brigada de Incêndio e engenheiro de Segurança do Trabalho, Estharley Ferreira dos Santos, a brigada de incêndio exerce uma função de grande importância na Unidade Hospitalar. “Estamos falando da segurança das pessoas que buscam atendimento e também dos profissionais que atuam, por esse motivo, é importante ter pessoas capacitadas para lidar com possíveis sinistros que possam acontecer”, disse

Como parte dos treinamentos, os brigadistas conheceram a estrutura do hospital, os Pontos de Encontro e Abandono, além de terem oportunidade de inspecionarem os equipamentos de combate à incêndio e rotas de fuga.

Para a técnica em Enfermagem do Pronto-Socorro, Luana Gonçalves dos Santos, um dos assuntos que mais chamou sua atenção no treinamento foi a definição para a utilização de cada extintor. “Agora passo, observo a descrição de cada extintor. É muito bom ter esse conhecimento, que pode ser aplicado na instituição, na rua, com isso, a gente pode ajudar outras pessoas num eventual sinistro”, comentou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde