Metas Internacionais de Segurança do Paciente são reforçadas no Hospital Yutaka Takeda

Para reforçar o engajamento dos colaboradores com a segurança do paciente, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), promoveu a campanha anual da Unidade sobre o tema, com o foco nas seis metas internacionais de segurança do paciente.

Durante a programação, a enfermeira da Qualidade do HYT, Annallena Silva, sempre acompanhada do seu totem itinerante, apresentou em todos os setores da instituição o resultado da pesquisa sobre a cultura de segurança no Hospital, aplicada em 2018 na instituição. Além disso, os colaboradores ainda participaram da dinâmica da roleta de metas. Depois de girar a roleta, eles tinham que responder perguntas sobre identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança dos medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura e parto seguro, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesão de pele.

Segundo a enfermeira, as metas norteiam todos os protocolos de segurança do paciente implantados na Unidade e a cultura de prestar uma assistência de qualidade e segura é bastante efetiva. “O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente acompanha essa efetividade através de indicadores que mensuram a adesão a esses protocolos de segurança, e a pesquisa realizada demostrou o engajamento da nossa equipe a essa cultura”, relatou. 

Para a técnica em Enfermagem, Gracilene Nascimento, o uso de protocolos dentro do Hospital, gera segurança e confiança entre os profissionais do HYT e os usuários. “A gente fica muito feliz, quando ouvimos que os pacientes já passaram por outras instituições, mas que aqui no Yutaka, encontraram uma maior segurança”, disse.

 

Qualidade e segurança

Tendo como diferencial um Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e uma equipe multiprofissional composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e farmacêutico, o HYT possui sete protocolos de Segurança do Paciente. São eles: Identificação do Paciente, Comunicação Segura, Segurança nos Medicamentos, Cirurgia Segura/ Parto Seguro, Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas e Prevenção de Lesão de Pele, além de protocolos clínicos e assistenciais que ajudam a promover a segurança do paciente e contribuem para a recuperação mais rápida dos mesmos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde