Hospital Regional de Santarém adota processos assistenciais centrados na humanização | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital Regional de Santarém adota processos assistenciais centrados na humanização

06/02/2019

Hospital Regional de Santarém adota processos assistenciais centrados na humanização

Referência em atendimentos de média e alta complexidades no Norte do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), investe em processos assistenciais para garantir maior resolutividade e atendimentos humanizados aos pacientes. Neste mês, a Unidade iniciou o Primary Nursing - método que garante ao usuário o acompanhamento pelo mesmo enfermeiro durante todo o período de internação. Em fevereiro, o Time de Especialidades entrará em ação. O projeto prevê que cada especialidade médica tenha uma equipe multidisciplinar específica.

Com origem nos Estados Unidos, nos anos 1970, o Primary Nursing tem objetivo de garantir o cuidado integral e individualizado aos pacientes. Esse enfermeiro referência fica responsável para prescrever e acompanhar os cuidados de enfermagem de todos os pacientes internados na sua unidade de atuação. “Sempre será o mesmo enfermeiro que terá contato com o paciente. Isso auxilia no relacionamento, porque ele vai conseguir acompanhar e esclarecer o usuário, tirando as dúvidas e medos. Ele olha o paciente como um todo, desde a admissão até a alta. Isso vem para melhorar, principalmente, a humanização do cuidado com o paciente”, explica a diretora Assistencial do HRBA, Francilene Caldeira. 

O enfermeiro referência traça o plano terapêutico e repassa os direcionamentos aos enfermeiros plantonistas e técnicos de Enfermagem. Com jornada de trabalho diária de 8 horas, esse profissional vai ter mais contato com o paciente para conseguir acompanhar a evolução do tratamento. 

O enfermeiro Domício Farias atua no HRBA há mais de 10 anos. Ele atua na Clínica Cirúrgica e, apesar do pouco tempo de existência do projeto, já sente diferença na qualidade da assistência prestada. “A relação com os pacientes está muito melhor e, além disso, podemos traçar toda a sistematização da assistência individualizada. Ao fazer a abordagem todos os dias, estando presente em todos os momentos, conseguimos visualizar os resultados da progressão com pouco tempo que o paciente está internado. O projeto só vem fortalecer a qualidade do serviço prestado na Unidade. E quem ganha com tudo isso são os pacientes”, destaca Domício.

Internado há 14 dias, o morador de Óbidos, José Fernando Neto, de 64 anos, só tem elogios para descrever o atendimento recebido na Unidade. “Eu senti muita diferença para outros hospitais. O enfermeiro daqui é o salvador da pátria, nosso anjo da guarda, que nos tira do sufoco. Quando a gente precisa, ele está à disposição e sempre resolve”, conta José Fernando.

A esposa, Joana Maria, reforça a satisfação em ver o marido sendo bem tratado. “A gente percebe que o enfermeiro vem e resolve tudo, nos sentimos muito tranquilos. Sempre que precisamos de alguma informação, ele nos esclarece. Com certeza esse projeto é muito eficaz”, afirma.

Na equipe de Enfermagem, a implantação do método Primary Nursing tem contribuído no planejamento, organização, qualidade dos registros e satisfação profissional, sendo um avanço inovador no cuidado. “Diante deste modelo que está em implantação no HRBA, buscamos ofertar cada vez mais uma assistência segura e de qualidade, visando cuidados integrais de forma humana e eficiente aos nossos usuários. O paciente passou a enxergar no profissional de enfermagem um elo de referência, sendo possível estabelecer um vínculo de confiança e traçar ações individualizadas na assistência, garantindo assim melhores resultados em curto prazo e ampliando a satisfação dos pacientes atendidos na instituição”, garante a gerente Assistencial do HRBA, enfermeira Marli Sarmento.

 

Time de Especialidades

Outro projeto que será adotado pelo HRBA, centrado na humanização dos usuários, será o Time de Especialistas, com início previsto para fevereiro. A intenção é que a experiência do usuário seja ainda mais positiva e o tempo médio de permanência seja reduzido, possibilitando aumentar o número de internações.

Além de proporcionar ao paciente o contato sempre com a mesma equipe, esses profissionais vão conseguir se especializar ainda mais na área de atuação. Um enfermeiro especialista em cirurgia, por exemplo, vai poder atuar somente na Clínica Cirúrgica, aprofundando os conhecimentos em todas as especialidades cirúrgicas oferecidas pelo Hospital. 

Assim, os profissionais vão conseguir atender muito melhor os pacientes. “A mesma coisa vai acontecer com as demais equipes, como os técnicos de Enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas. O time de Oncologia, por exemplo, será sempre o mesmo, especializado na área. Como o Hospital atende média e alta complexidades, há essa necessidade de especialização das equipes para melhorar a assistência prestada ao paciente”, afirma a diretora Assistencial, Francilene Caldeira.

 

+ Notícias

19/02/2019 - Iniciativa humanizada possibilita visita de irmãos na Unidade de Cuidados Intensivos do HMIB

19/02/2019 - A OMS reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia

18/02/2019 - Universitários do Rio desenvolvem próteses para membros superiores de baixo custo

18/02/2019 - Ação de pré-Carnaval alegra e sensibiliza pacientes do Hospital Galileu

18/02/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência forma nova turma de brigadistas

15/02/2019 - Hospital Regional de Santarém inaugura primeiro Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia

12/02/2019 - Projeto reconhecido pela ONU transforma em empreendedoras mães que acompanham filhos em tratamento oncológico

12/02/2019 - Pró-Saúde amplia certificações de qualidade para hospitais no Pará

11/02/2019 - IEC realiza missa em homenagem à Dra. Wanessa Portugal

11/02/2019 - Hospital Metropolitano realiza Missa de 7º Dia de diretora Executiva-geral da Pró-Saúde

11/02/2019 - Equipe multidisciplinar acompanha de perto evolução de pacientes internados no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

08/02/2019 - Telemedicina deve democratizar atendimento e colaborar com gerenciamento de filas de espera, avalia diretor Médico da Pró-Saúde

08/02/2019 - Pró-Saúde realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

08/02/2019 - Hospital 5 de Outubro amplia horário de vacinação

07/02/2019 - Hospital Galileu celebra missa em homenagem a CEO da Pró-Saúde

06/02/2019 - Metas Internacionais de Segurança do Paciente são reforçadas no Hospital Yutaka Takeda

06/02/2019 - Hospital Regional de Santarém adota processos assistenciais centrados na humanização

06/02/2019 - Sorotipo 2 da dengue deixa São Paulo em alerta

06/02/2019 - SUS oferece duas novas opções de tratamento para pacientes com câncer renal

06/02/2019 - Coral Voz e Violão se apresenta para pacientes do HU

06/02/2019 - 13% dos partos do HU são de mães adolescentes

06/02/2019 - HMMC realiza Missa de Sétimo dia em memória à Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde

05/02/2019 - Hospital Regional de Altamira define as ações estratégicas de atendimento para o biênio 2019/2020

05/02/2019 - Hospital Regional capacita cuidadores em workshop gratuito

05/02/2019 - Missa de 7º Dia de Wanessa Portugal é realizada na Sede Administrativa da Pró-Saúde

05/02/2019 - HEUE realiza ação de incentivo à doação de sangue

04/02/2019 - IEC participa do Congresso Americano de Fisioterapia

04/02/2019 - Hospital Galileu forma alunos para o cuidado com a pessoa idosa

01/02/2019 - UBS do Alto do Ipiranga, em Mogi da Cruzes, recebe campanha Janeiro Branco

01/02/2019 - HMIB realiza a 1º roda de conversa com gestante