SUS oferece duas novas opções de tratamento para pacientes com câncer renal

Duas novas opções de tratamento para o câncer renal são ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS). No final do ano passado, o Ministério da Saúde incorporou os medicamentos Pazopanibe e Sunitinibe. Esses remédios agem na diminuição e até na destruição do tumor. A incorporação desses medicamentos foi feita com base na eficácia e na segurança identificada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e estará disponível na rede pública em até 180 dias.       

A incorporação dos medicamentos teve a participação da sociedade que contribuiu sobre as duas tecnologias, realizadas no ano passado durante Consulta Pública no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS (CONITEC).          

Os medicamentos são adquiridos e fornecidos aos usuários do SUS através dos hospitais habilitados, credenciados e habilitados para atendimento em oncologia (UNACON ou CACON).

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima o surgimento de 6,2 mil casos de câncer renal por ano no Brasil. Sendo o sétimo tipo cancerígeno mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres. Não costuma apresentar sintomas em suas fases iniciais.

O SUS oferece tratamento integral e gratuito para todos os tipos de câncer, seja paliativo, cirurgias oncológicas, radioterapia e quimioterapia em todos os hospitais habilitados em oncologia.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde