UBS do Alto do Ipiranga, em Mogi da Cruzes, recebe campanha Janeiro Branco

Para marcar o Janeiro Branco, mês voltado para os cuidados com a saúde mental, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP), recebeu na manhã de 24 de janeiro, uma palestra sobre o assunto. O evento foi realizado na recepção da Unidade e os pacientes que aguardavam atendimento puderam participar.

A psicóloga Roberta da Costa Almeida, integrante da Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, reforçou a importância da iniciativa. Em Mogi, ela ocorre desde 2017, mas é a primeira vez que é realizada em uma UBS. “A ação é promovida em várias cidades do Brasil e no exterior, como em Angola. Quando falamos de saúde mental, a população associa aos pacientes esquizofrênicos, mas não é apenas isso. O bem estar e a qualidade de vida também estão envolvidos. As pessoas se preocupam com a corpo, no entanto, é preciso ver a parte emocional”, informou.

Durante a palestra, os pacientes puderam participar de uma dinâmica e conhecer os principais fatores que podem levar aos distúrbios mentais. De acordo com a psicóloga Michelle Metzler, os casos mais comuns são os de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.   

Para a coordenadora da UBS, Vanessa Arruda, a ação é importante para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e identificação de distúrbios mentais. “Esse assunto ainda é um tabu, muitas pessoas têm vergonha de conversar a respeito. Sabemos que tem surgido mais casos de distúrbios, como ansiedade e depressão, seja em pacientes ou funcionários. Acredito que essa é uma janela que abrimos para falar sobre o tema, as pessoas podem abrir os olhos, pois ainda hoje alguns tratam como frescura, mas é algo sério”, ressaltou.

A coordenadora destacou que a UBS do Alto do Ipiranga, que é gerida pela Pró-Saúde, tem diversas ações para aproximar a comunidade. São feitos programas de Planejamento Familiar, Hiper-Dia, curso de gestante e o Grupo de Atenção ao Tabagismo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde