Familiares, amigos e autoridades prestam homenagens à Wanessa Portugal

Centenas de pessoas estiveram nesta terça-feira, dia 29 de janeiro, no Hospital Sírio-Libanês, na Capital Paulista, para se despedirem de Wanessa Portugal, advogada e CEO da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que faleceu após lutar contra o câncer.

O início do velório foi marcado pela oração de Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. “A fé nos apresenta o caminho seguro, um caminho que é Jesus Cristo. Jesus a acolheu aqui nessa terra e a acolherá entre os seus no céu”, disse Dom Sérgio. 

Dom João Bosco Óliver de Faria, arcebispo emérito de Diamantina (MG), presidiu uma missa de corpo presente, co-celebrada por Dom Carmo João Rhoden, bispo emérito de Taubaté (SP). Ao lado dos dois, também concelebraram: Dom Hugo da Silva Cavalcante, segundo vice-presidente da Pró-Saúde; padre Guanair Silva Santos, conselheiro da entidade; padre Antônio Robson Gonçalves, vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes (SP) e primeiro vice-presidente da Pró-Saúde; padre Luiz Cláudio, da Diocese de Taubaté/SP, cônego Ronaldo de Souza Menezes, conselheiro; e padre Fernando da Silva Moreira, capelão do Hospital Sírio-Libanês.

Durante a homilia, Dom João Bosco destacou a importância de vivenciar os momentos intensamente, pois o nosso tempo na Terra é limitado. O arcebispo lembrou que “a morte não é o fim, mas o começo de uma vida eterna, de domingos sem segunda-feira, de festas sem ressaca e de férias sem fim”.

Paulo Skaf, presidente da FIESP, compareceu ao velório e lembrou dos momentos em que Wanessa Portugal dirigiu a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP/FIESP). “Durante o período que trabalhou conosco, mostrou-se ser uma pessoa muito séria, dedicada, competente, simpática e carismática. Tenho certeza que como ela era uma pessoa do bem e sempre procurava ajudar as pessoas, essa nova vida em outra dimensão será positiva para ela”, comentou Skaf. Fernando Jafet, diretor de Eventos da FIESP e o jornalista Raul Jafet também estiveram presentes no velório. 

Marcello Cusatis, ex-secretário de Saúde de Mogi das Cruzes (SP), também compareceu ao velório e prestou condolências à família e aos amigos. A Diretoria Executiva da Pró-Saúde, gerentes e colaboradores da entidade também se despediram de Wanessa Portugal.  O local ficou repleto de coroas de flores com mensagens de pesar e homenagens de autoridades.

 

Despedida 

Ao longo de toda a terça-feira, representantes de diversas entidades, advogados e religiosos se manifestaram sobre a tristeza com que receberam a notícia do falecimento de Wanessa Portugal.

Euler Pereira Bahia, reitor da UNASP e vice-presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), escreveu: “Uma grande perda para a comunidade de líderes e gestores do universo da saúde”.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições de Medição e Arbitragem (CONIMA), Fernando Rocha Lourenço Levy, assinou uma nota de pesar, que foi publicada no site da instituição. “Neste momento nos unimos em oração à família e amigos para que esta perda possa ser compreendida como o desejo de Deus e conforte a todos”, declarou. 

“É com muito pesar que presto minha sincera homenagem ao falecimento da Dra Wanessa Portugal, que foi homenageada algumas vezes pelo Grupo Mídia como uma das personalidades do ‘100 Mais Influentes da Saúde’”, publicou nas redes sociais Marcelo Caparelli, diretor-executivo do Grupo Mídia.

Luís Carlos Gambogi, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), também lamentou a morte de Wanessa Portugal. “Wanessa hoje é chamada à presença do Senhor, e nós, pequeninos, ajoelhamo-nos humildemente a seus pés e pedimos, com força de nossa fé, que acolha Wanessa em seus braços, que conforte seus pais e seu irmão”, disse. 

 

Sepultamento

O corpo de Wanessa Portugal foi levado para Boa Esperança (MG), sua cidade natal. O velório acontecerá no SOS-Serviço de Obras Sociais de Boa Esperança nesta quarta-feira (30/1), das 5h às 16h30. Uma missa de corpo presente será celebrada às 15h. O sepultamento está programado para 16h30.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde