Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) alerta os brasileiros que vão participar da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, entre os dias 22 e 27 de janeiro. Todos devem ficar atentos com a caderneta de vacinação.

A estimativa é que o evento reúna cerca de meio milhão de participantes de mais de 100 países, o que facilita a disseminação de doenças infectocontagiosas. A orientação é que os participantes se atenham ao calendário vacinal, e que esteja atualizado, e em especial para as vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, hepatite A, poliomielite, e se possível, a dose contra meningite.

“Além da proteção individual, quem se vacina colabora para a proteção coletiva. O surto de sarampo enfrentado pelos estados do Amazonas e Roraima, desde meados de 2018, foi originado a partir do contato de brasileiros não imunizados com pessoas infectadas em outro país. O mesmo aconteceu no Ceará entre 2013 e 2015”, destacou a SBIm, em nota.

Na última edição, que aconteceu na Polônia em 2016, a delegação brasileira, com cerca de 13 mil participantes, tinha sido a terceira mais numerosa, atrás somente da polonesa e da italiana.

Fonte: Agência Brasil

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde