Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

A prescrição, uso e administração de medicamentos em pacientes serão destaques durante a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar, entre os dias 21 e 25 de janeiro, no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado no bairro Forte São João, em Vitória.

Além de palestras e atividades lúdicas pelos corredores, a unidade hospitalar vai promover ações educativas como orientações para pacientes e acompanhantes sobre o uso racional de medicamentos, conforme prescrição médica.

O evento acontece em outras unidades hospitalares do Brasil, gerenciada pela Pró-Saúde, entidade que administra o HEUE desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmada com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

O tema “Profissionais da Farmácia Engajados no Desafio Global da Segurança do Paciente”, foi escolhido a partir do Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2017, que projeta reduzir pela metade os danos evitáveis associados a medicamentos, em um período de cinco anos. Para isso, a OMS instituiu como meta “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos”.

“Para alcançarmos esse objetivo, vamos aprimorar os processos de atendimento, com a inclusão de novas diretrizes de assistência ao paciente em que os profissionais da Farmácia assumam um papel estratégico nesse contexto”, explicou o diretor Médico Corporativo da Pró-Saúde, Fernando Paragó. A escolha da data, segundo ele, marca o Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado no dia 20 de janeiro.

Paragó destacou ainda a importância da atuação integrada envolvendo toda equipe que realiza o atendimento direto ao paciente — médicos, enfermeiros e farmacêuticos. “Temos de empoderar os pacientes”, acrescentou o diretor. “Eles precisam entender como os medicamentos prescritos pelo médico vão ajudá-los na recuperação. Precisam compreender as reações e os riscos que o uso indevido da medicação provocam e o farmacêutico é o profissional qualificado para transmitir este conhecimento”, disse.

Para a coordenadora de Farmácia do HEUE, Edna OrmiGalazi, a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar é uma oportunidade de alinhamento de informações e trocas de experiências com os colegas da equipe multidisciplinar. “O intuito é desenvolver ferramentas e estratégias em cada etapa do medicamento, incluindo a prescrição, dispensação, administração e monitoramento, visando à segurança do paciente”, disse.

De acordo com a OMS, os incidentes envolvendo medicamentos afetam, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas todos os anos, apenas nos Estados Unidos, país onde essas ocorrências são monitoradas constantemente.

Estima-se que, em nações de baixa renda, os registros de incidentes envolvendo medicamentos sejam o dobro. O cálculo do custo associado a esses incidentes pode alcançar, segundo a OMS, 42 bilhões de dólares por ano no mundo.

 

Confira a programação da 1ª Semana de Farmácia Hospitalar:

21/01 (segunda-feira):

• 8h30, no auditório – Abertura Institucional em vídeo: Apresentação do diretor Médico Corporativo da Pró-Saúde, Fernando Paragó.

• 8h45, no auditório – Abertura Institucional em vídeo: Apresentação das Diretrizes da Assistência Farmacêutica, Letícia Teles, gerente Farmacêutica Corporativa da Pró-Saúde.

• 9h, no auditório – Abertura oficial do evento: Diretoria Hospitalar, Diretoria Técnica, Diretoria Administrativa e Financeira e Coordenação de Farmácia do HEUE.

• 10h, no auditório – palestra: Desafio Global para Segurança do Paciente – 2017 (OMS) “Uso Seguro de Medicamentos.

Palestrantes: Ana Carolina Pamplona e Michelli Mello – farmacêuticas do HEUE.

• 11h, no auditório – apresentação de cases de sucesso da Farmácia do HEUE.

• 11h30 – Encerramento.

 

22/01 (terça-feira):

• 9h, nas Unidades de Internação: Orientações sobre administração de medicamentos após a alta hospitalar e apresentação da atuação do profissional farmacêutico no ambiente hospitalar.

Público-alvo: pacientes e acompanhantes.

 • 16h, Visita setorial: conhecendo a atuação do profissional de Farmácia.

Público-alvo: colaboradores de vários setores do hospital.

 

23/01 (quarta-feira):

• 10h, Visita setorial: conhecendo a atuação do profissional de Farmácia.

Público-alvo: colaboradores de vários setores do hospital.

• 16h, auditório – Palestra: "Uso Racional de Antimicrobianos".

Palestrantes: Débora Môro e Laysa Meneli Venturin – farmacêuticas do HEUE e equipe da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEUE.

Em seguida: depoimento da diretora Administrativa e Financeira do HEUE, Adriana Morais.

 

24/01 (quinta-feira):

• 10h, nos corredores do hospital – Ação lúdica sobre automedicação, com abordagem sobre os “Nove Certos da Medicação”.

 • 16h, no auditório – Mesa Redonda “Desafio Global para Segurança do Paciente – Uso Seguro de Medicamentos”.

Responsável pela mesa: Edna Ormi Galazi (Coordenadora de Farmácia do HEUE)

Convidados: Henrique Tadeu Marques (gerente de Farmácia do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Vitória), Lays Machado (coordenadora de Farmácia do Hospital Maternidade São José, em Colatina), Aline Tomaz (farmacêutica no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, na Serra).

 • 17h – Considerações finais da 1ª Semana da Farmácia Hospitalar – com Edna Ormi Galazi – coordenadora de Farmácia do HEUE.

 

25/01 (sexta-feira):

• 10h, nos corredores do hospital – Ação lúdica sobre automedicação, com abordagem sobre os “Nove Certos da Medicação”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde