Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

Para garantir a integridade física dos colaboradores, usuários e acompanhantes, como também, do patrimônio do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), foram contratados bombeiros profissionais civis para intensificar a segurança contra possíveis eventualidades dentro da Unidade.

De acordo com Carlos Henrique da Costa, que é técnico de Segurança do Trabalho no HMUE e formado como bombeiro civil, a contratação destes profissionais agregará o trabalho já desenvolvido pelo setor de brigadistas da Unidade. “Com a atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB da Unidade e atendendo uma instrução técnica, foi feita a contratação dos bombeiros por turno, em uma escala de 12×36”, explica o profissional. 

Carlos conta que os bombeiros profissionais civis, para a sua formação, devem realizar um curso de capacitação de 240 horas com temas sobre primeiros socorros e combate a incêndio, sendo que é preciso, de forma anual, ser feita a atualização, com curso de 120 horas por parte do profissional. “O papel deste bombeiro é trabalhar com a prevenção de sinistro – tanto pode ser um terremoto, incêndio ou pânico – certificar a bomba de incêndio, extintor, placas de sinalização, rotas de fuga, produtos químicos perigosos. Melhor ainda, é a promoção de treinamentos e orientações junto aos colaboradores quanto a prevenção de incêndio. E ele que dará o primeiro passo para dar as devidas orientações em situações de qualquer eventualidade”, enfatiza. 

A bombeira profissional civil do HMUE, Alessandra Rodrigues, se sente realizada com a profissão e de proporcionar a segurança para a equipe do Hospital. A escolha para exercer essa atividade se deve ao amor ao próximo e o desejo desde criança em assumir um cargo de segurança. “Quando pequena queria ser militar. Não consegui, mas pude ser bombeiro que é um cargo que me proporciona amor a farda que visto e pelas pessoas. A parte do bombeiro é cuidar dos seres humanos, como, também, do patrimônio”, esclarece a profissional. 

Brigadistas

O Metropolitano conta com 55 brigadistas que são colaboradores voluntários do Hospital, que foram capacitados para a devida prestação de atendimento em situações de emergência. Uma das atribuições destes profissionais são realizar vistorias no ambiente e nos equipamentos de combate a incêndio, emissão de relatórios de não conformidade, entre outros. 

O setor da brigada e dos bombeiros civis são de responsabilidade do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Unidade. “O bombeiro profissional civil vem nos trazer uma segurança a mais e melhorar a nossa capacitação no ambiente de trabalho. Inclusive, já iniciaram um treinamento para levar a compreensão sobre a prevenção no ambiente e, isso, traz uma segurança maior para os colaboradores internos”, conta o técnico de Segurança Carlos Henrique. 

Segundo o diretor Hospitalar, Itamar Monteiro, as contratações dos bombeiros profissionais civis geram uma segurança maior para os colaboradores, pacientes e acompanhantes. “O Hospital busca aplicar a segurança de forma intensificada para garantir não só a prevenção do patrimônio, como a integridade física de todos que se fazem presente dentro da Unidade”, ressalva.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde