Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

O Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), concluiu seu primeiro mês sob gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar tendo realizado 17,5 mil atendimentos.

“A quantidade de pacientes atendidos reforça a importância que o Hospital São Luiz tem para a população de Cáceres e região. Estamos cumprindo a meta inicial de mantermos o padrão de qualidade, garantindo atendimento aos pacientes”, afirmou o diretor Hospitalar Bruno Ferreira Resende.

Ele observou que esta é uma fase de análise de todos os processos internos para a identificação de pontos de melhoria. “Vamos atuar de maneira planejada, aproveitando o engajamento e a dedicação dos colaboradores neste trabalho contínuo de aprimoramento, tendo como foco principal a assistência aos pacientes”, afirmou.

Nos primeiros 30 dias de gestão da Pró-Saúde, o HSL realizou 13,9 mil exames, 2,3 mil consultas ambulatoriais, 193 partos e 286 cirurgias.

Referência para 22 municípios da região Oeste do Estado e da vizinha Bolívia, o Hospital São Luiz possui 156 leitos — destes, 72% são destinados ao atendimento gratuito (SUS). 

Com 503 colaboradores diretos, o Hospital oferece atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico com seis salas.

A Unidade atende partos de alto risco e gestantes encaminhadas pelo município. Possui um parque tecnológico moderno, com equipamentos e serviços de diagnóstico e de procedimentos médicos, como ressonância magnética, tomógrafo, densitometria, ultrassom, ecocardiograma, cardiotocógrafo, laboratório de análises clínicas entre outros.

Para o 1º vice-presidente da Pró-Saúde, padre Robson Antônio Gonçalves, gerenciar o Hospital São Luiz representa uma importante conquista institucional e uma oportunidade para compartilhar o modelo de gestão exitoso da Pró-Saúde para mais uma região.

“Tive a oportunidade de conhecer a Unidade e de conversar com os colaboradores. Ficou evidente o carinho e a dedicação de todos com o Hospital e os pacientes. Vamos seguir reforçando nossos princípios de atendimento humanizado e de qualidade, compartilhando experiências de sucesso que alcançamos ao longo desses mais de 50 anos em que a Pró-Saúde atua no País”, comentou.  

Sobre o Hospital São Luiz

Fundado em 1938, quando Cáceres ainda era um povoado, o Hospital São Luiz nasceu quando o Frei Ambrósio Dayde, da Missão da Ordem Terceira Regular de São Francisco do Brasil, adquiriu uma casa com terreno para abrigar os enfermos, formando um “dispensário”, onde estava sempre a irmã Antônia Rodrigues, freira pertencente à Congregação do Instituto Imaculada Conceição.

No mesmo ano, ocorreu a efetivação de convênio com o Estado de Mato Grosso. Em 1940, o dispensário foi transformado em hospital e, a partir da organização dos padres franciscanos, passou a chamar-se Hospital São Luiz. Em 1993, a Sociedade Educadora Beneficente Providência Azul, então proprietária da instituição, passou o Hospital São Luiz à Associação Congregação de Santa Catarina (ASCS). Em dezembro de 2018, após uma reestruturação, a ASCS transferiu a gestão da unidade para a Pró-Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde