Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

O Sistema Único de Saúde oferece dois novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina. De acordo com o Ministério da Saúde, os dois novos procedimentos devem atender pacientes a partir dos 60 anos, conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade.

A degeneração macular, também conhecida como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), é uma condição médica que provoca perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina. O início do quadro é frequentemente assintomático. Com o tempo, no entanto, os indivíduos acometidos percebem uma piora gradual da visão, que pode afetar um ou ambos os olhos, que torna difícil a realização de atividades rotineiras, como dirigir, ler e até mesmo reconhecer rostos. 

Os novos procedimentos incluem um medicamento antigiogênico e exame tomográfica de coerência óptica. O medicamento antigiogênico é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalos de 15 dias de um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame não invasivo para diagnosticar doenças nos dois olhos, detectando sinais de alterações precoces da retina.

 

Fonte: Agência Brasil