Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de Enfermagem do Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, nos dias 2 e 3/01, participaram do treinamento de Protocolo TRR – Time de Resposta Rápida. 

O TRR é um grupo de profissionais habilitados para levar cuidados intensivos de urgência e emergência para qualquer transeunte da Unidade, quando estiver passando mal na ausência do médico titular.  “Esse time está treinado para ser acionado e chegar com rapidez ao local desejado. Por isso, a importância de todos os colaboradores do Hospital participarem do treinamento. Assim, eles saberão como acionar a equipe, identificar os sinais vitais do usuário e como ajudar caso aconteça próximo dele”, informa a supervisora da Fisioterapia do HMIB, Grace Gonçalves. 

Os principais objetivos do protocolo TRR são sistematizar o atendimento dos usuários em emergências ou urgências, reduzir a mortalidade intra-hospitalar, prevenir e reduzir o número de parada cardiorrespiratória e aumentar a sobrevida desses pacientes, como, também, diminuir as admissões em UTI e garantir maior segurança dos usuários, profissionais de saúde e da instituição e, consequentemente, reduzir custos hospitalares e sociais das paradas cardiorrespiratórias. 

Em busca de alcançar o padrão de excelência, o HMIB treina todos os colaboradores da Unidade. “É importante que o funcionário saiba, pelo menos, o básico para salvar vidas que esse é o nosso maior objetivo”, informa Grace. 

Jayne Araújo, analista de Recursos Humanos da Unidade, participou da ação e considerou ser uma iniciativa importante para os profissionais. “O treinamento foi bastante dinâmico, porque a palestrante mostrou vários exemplos ficando fácil a associação do termo técnico com o que pode acontecer”, declara. 

O HMIB investiu em rádios de comunicação para melhor efetividade no acionamento do Time de Resposta Rápida nos setores, sendo que foram distribuídos nove rádios em postos estratégicos da Unidade, sempre próximo ao telefone fixo, como também dois fluxos do protocolo para melhor identificação do sinistro – caso ocorra. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde