Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

Várias ações marcaram as comemorações do período natalino no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, em Altamira (PA). A apresentação do Coral dos Jovens Batistas e do grupo Palhaçaria, formado por colaboradores de diversas áreas, trouxe alegria através da música. Houve ainda a doação de alimentos, itens de higiene pessoal e brinquedos, além de uma Ceia de Natal especial.

Maria Gorete Ferreira se emocionou com a mensagem de fé e esperança trazida pelo Coral dos Jovens Batistas. Acompanhante da filha Daiane Silva, internada há cerca de um mês, ela se emocionou com a apresentação do Coral dos Jovens Batistas. “Ter um momento de fé é muito bom. Gostei muito das músicas. Tenho certeza que minha filha vai se sentir mais feliz, pois momentos assim beneficiam a recuperação das pessoas”, agradece.

A universitária e intérprete de libras Monalisa Barros faz parte do coral e ficou feliz em trazer conforto a tantas pessoas. “Sabemos que são situações difíceis. Meu desejo é que essas músicas toquem no coração das pessoas e que elas se sintam animadas novamente, reavivadas, felizes, esperançosas”, reflete a estudante.

A assistente administrativo de pessoal do HRPT, Deicilane Silva, também é integrante do coral. Para ela, a apresentação foi uma oportunidade de relembrar a todos o verdadeiro sentido do Natal. “Nessa época do ano, as pessoas lembram muito do material, comércio e esquecem que comemoramos o nascimento de Jesus e o amor dele por nós”, comenta.

O grupo Palhaçaria, formado por colaboradores do Hospital, foi criado a partir do desejo de fazer a diferença na vida de alguém. Eles se caracterizaram como Papai e Mamãe Noel e palhaços. Ao apresentar a canção tradicional “Então é Natal”, entre outras, eles levaram humor e alegria em uma “terapia da cura”. A ação do grupo teve a participação de Nicole Gonçalves da Silva, de 11 anos, que tocou a música “Aleluia”, na flauta doce.

Solidariedade
O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital organizou uma campanha de doação de alimentos, itens de higiene pessoal e brinquedos. Os colaboradores trouxeram as doações, que foram entregues às famílias de pacientes no dia 24/12.

Ainda no espírito natalino, voluntários da academia de artes marciais Ratos do Jiu Jitsu realizaram a doação de brinquedos para as crianças internadas no HRPT. “Nós temos uma filosofia não somente de praticar arte marcial, mas de formar cidadãos e um dos nossos objetivos é melhorar a vida da sociedade, poder ajudar pessoas. Agradeço a todos que participaram”, explica Silvio Detane, responsável pela ação.

O Serviço de Nutrição e Dietética preparou um cardápio especial para a Ceia de Natal dos pacientes, colaboradores e acompanhantes: arroz à grega, salpicão, filé ao molho madeira e, de sobremesa, cupcakes. “Preparamos tudo com muito amor. Sabemos que muitos pacientes estão debilitados e não podem estar com a família nesse momento, por isso tentamos passar esse carinho na preparação dos alimentos”, explica a cozinheira Ritina Almeida.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde