HMIB alerta sobre a Campanha Dezembro Vermelho

Com o objetivo de conscientizar e informar os colaboradores, a equipe médica e usuários do Grupo de Trabalho de Humanização (GHT) do Hospital Materno Infantil Dr. Anna Turan, gerido pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, realiza várias ações, durante este mês, em alusão ao Dia Mundial Contra a AIDs.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Barcarena deu o início à programação da Campanha Dezembro Vermelho do Hospital, em 12/12, com a palestra da assistente social do CTA, Mariele Botelho.

De acordo com Mariele, Barcarena é uma cidade com grande fluxo de pessoas de diferentes regiões do País por conta dos portos, por isso a importância de manter a população informada sobre dados estatísticos e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Por ser uma cidade pequena, a contaminação é mais rápida, criando ramificações. É importante o diagnóstico precoce para o tratamento ter maior eficiência”, afirma.

Além de expor imagens sobre os casos, Mariele também falou sobre o aconselhamento e a forma de humanização em caso de resultado positivo, e como desmistificar o preconceito pode ajudar no tratamento dos portadores de HIV. “Não tem estereótipo, independente de raça, credo, religião, qualquer pessoa pode ser contaminada pelo HIV. Não podemos ter preconceito com as mulheres soropositivo, elas podem ter filhos sim, apenas não podem amamentar. Antes não tínhamos no município um local referenciado para esses casos e agora temos, as pacientes já não serão encaminhadas para a Santa Casa e, sim, para o Materno-Infantil”, ressalta.

A auxiliar Administrativo do Serviço de Arquivamento Médico e Estatística, Shirley Possa, participou da programação, segundo ela os casos mostrados na palestra são impressionantes. “É sempre impactante a gente ver a situação das pessoas com IST e essas informações sobre as doenças nos impulsiona a ser mais criteriosos e ter maior cuidado com a saúde. Fiquei surpreendida quanto ao atendimento prestado pelo CTA no município”, declara.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde