Hospital Regional de Altamira recebe menção honrosa por projetos de sustentabilidade

As ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), foram reconhecidas durante o 10º Seminário Hospitais Saudáveis, realizado em São Paulo (SP), neste mês de dezembro. A Unidade recebeu a certificação de Menção Honrosa por três projetos desenvolvidos com foco no reaproveitamento de resíduos sólidos e, consequentemente, preservação do meio ambiente.

A supervisora de Sustentabilidade do HRPT, Geiza de Almeida, representou a instituição no evento e avalia como é gratificante ver as boas iniciativas e o engajamento do Hospital serem reconhecidos. “As ideias partem tanto dos gestores quanto dos colaboradores. Evidenciamos situações em que podemos melhorar e que teremos um impacto positivo para o meio ambiente ou para o usuário”, destaca. 

O diretor Hospitalar do Hospital Regional, Edson Primo, destaca que a sustentabilidade é uma preocupação permanente, principalmente pela localidade que o Hospital se encontra, ou seja, na Amazônia. “Faz parte do nosso papel enquanto instituição zelar pelo meio ambiente e buscar cada vez mais alternativas para isso e para reduzir nosso consumo. Receber esse prêmio é um reconhecimento que reforça, nos dá mais ânimo e mostra que estamos no caminho certo”, explica.

O Seminário Hospitais Saudáveis – SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Sua realização é resultado da parceria com o Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e com a organização internacional Saúde Sem Dano. 

Em 2017, o Hospital Regional Público da Transamazônica recebeu o segundo prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, da Secretaria de Estado de Saúde paulista, por um compilado de ações em prol da sustentabilidade. Em 2015, a Unidade ganhou a mesma certificação. Além desta premiação, o HRPT tem outros reconhecimentos na área sustentável, como o “Selo Verde” e a certificação de “Hospital Livre de Mercúrio”.

Projetos

A utilização das canecas sustentáveis feitas com o reaproveitamento da fibra de coco foi proposta por meio do projeto “Dê Asas”, que incentiva colaboradores a pensarem em melhorias para a Unidade. 

A outra proposta sustentável do HRPT é a almofada de apoio à amamentação, sendo produzida no próprio Hospital, a partir do reaproveitamento das mantas de SMS – de uso pessoal, ou seja, cada mãe e bebê têm a própria. O objetivo é melhorar a acomodação da mãe no momento da amamentação. Durante o período em que está na Unidade, a equipe Assistencial auxilia e orienta a mãe sobre a utilização. Quando sai do Hospital, leva o item para casa.

As bolsas reutilizáveis do setor de Farmácia para guardar os materiais e medicamentos, que seguem para as UTIs, fazem parte de outra iniciativa sustentável, que proporcionou a geração de economia de energia elétrica e a redução da necessidade de manutenção de equipamentos e do tempo de atendimento. Além disso, a medida evita o acúmulo de medicamentos nas Unidades e diminui o consumo de plástico. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde