Programação de Natal do Hospital Regional de Marabá terá visita do Papai Noel, entrega de presentes e apresentação de musical

Para celebrar o Natal dos pacientes internados na Unidade, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), preparou uma programação especial com o apoio de integrantes do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A agenda oficial foi aberta nesta quinta-feira, 20/12, com a celebração de uma missa pelo Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini. Nesta sexta-feira, 21/12,  haverá a apresentarão da cantata "Haja paz na Terra" e, no sábado, 22/12, os voluntários do grupo "Médicos da Alegria" distribuirão presentes para as crianças internadas no Hospital.

Segundo a analista de Humanização, Flávia Fernandes, a programação gera muitos benefícios para os pacientes. "Nessa época, as pessoas costumam se reunir com a família e, quem estará no Hospital, não terá essa oportunidade. Então fazemos essa programação para que os usuários se sintam o mais próximo possível dessa lembrança, por meio da alegria que os voluntários trazem para a Unidade com as músicas, as mensagens e os presentes. Tudo isso ajuda a quebrar a rotina hospitalar, fazendo com que o paciente se esqueça da doença, da dor e da distância da família por alguns momentos", explicou a colaboradora. 

Seu Francisco Ribeiro, 49 anos, é um dos usuários que deve passar o Natal no HRSP. Sem previsão de alta, ele trata a perna que foi baleada em um assalto quando chegava em casa. "No Natal, a família costuma se reunir. Esse ano não farei isso, mas agradeço porque hoje estou vivo, terá a programação do Hospital para ajudar a passar o tempo e pessoas para conversarem com a gente", disse o lavrador.

Árvore Sustentável

Além da programação especial, o Hospital Regional de Marabá também foi decorado com o tema natalino. Em um dos corredores há pisca-pisca e um grande presépio e, próximo ao Acolhimento, foi exposta uma árvore suspensa feita com papelão das embalagens das novas máquinas de hemodiálise e CDs e DVDs antigos. 

De acordo com o analista de Sustentabilidade, Kildary Arrais, a ideia foi mostrar aos usuários e colaboradores que é possível fazer um Natal sustentável. "Sabemos que nessa época do ano, muitos querem comemorar a data nas suas casas, mas devido à condição financeira, não podem comprar uma árvore de Natal. Então mostramos que a árvore pode ser feita com materiais facilmente encontrados no dia a dia deles", contou.

Agenda completa:

– 21/12, às 19h, apresentação do coral da PIB Novo Horizonte
– 22/12, às 8h, visita do Papai Noel com entrega de presentes para as crianças e cantada de Natal para os adultos (Grupo “Médicos da Alegria").
– 22/12, às 10h, entrega de presentes pela Pastoral da Criança .
– 24/12, às 15h, apresentação do coral natalino dos colaboradores.
– 25/12, às 8h, visita do Papai Noel e entrega de presentes para os pacientes da Clínica Pediátrica e das UTIs Pediátrica e Neonatal (ação dos Correios).

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades, o Hospital Regional do Sudeste do Pará possui 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Abrange uma população superior a 1 milhão de habitantes em 22 municípios paraenses. 

Com perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, a Instituição oferece atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. 

De janeiro a novembro de 2018, a Unidade realizou mais de 160 mil atendimentos, entre internações, consultas especializadas, exames, cirurgias e atendimentos multiprofissionais. A média de satisfação dos usuários nesse período é de 97,4%. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde