Clima natalino é celebrado entre usuários e colaboradores do Hospital Metropolitano

Momento de agradecer por mais um ano que se finda, refletir sobre o que foi vivido e plantado ao longo destes 365 dias, como, também, se confraternizar junto àqueles com quem foram compartilhados os desafios e vitórias. O espírito natalino tomou conta do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), nesta sexta-feira, 21/12, com diversas ações para os colaboradores e usuários da Unidade. A iniciativa foi organizada pelos setores de Humanização e Projetos Sociais.

O dia começou com uma recepção especial logo na entrada do Hospital, com apresentação musical, entrega de brindes e a ilustre presença do casal de bons velhinhos, Papai e Mamãe Noel, que fizeram todos voltarem a serem crianças com a magia e o encanto do Natal. 

A programação do dia continuou na hora do almoço com cardápio especial servido pelo Setor de Nutrição e Dietética no refeitório. Ao longo da semana, todos os colaboradores da Unidade foram presenteados com panetones. 

Para Roberta Cardins, coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, o sentimento é de gratidão. "São formas singelas de agradecer aos nossos colaboradores pelo ano de 2018, que foi um ano de muitas lutas, mas também de muitas conquistas, que só foi possível pelo comprometimento de cada um", destacou.

As crianças internadas na Clínica Pediátrica, UTI Pediátrica e no Centro de Tratamento de Queimados também foram envolvidas na programação com muitas surpresas e brincadeiras. A diversão ficou por conta da Trupe de Palhaços Curativos, que há cinco anos já fazem a alegria dos pacientes do HMUE em diversas ações durante o ano. A visita do Papai Noel com entrega de presentes aos pequenos pacientes, também não poderia faltar. A ação teve apoio dos residentes do Cesupa que atuam no Hospital, que mobilizaram campanha de arrecadação de brinquedos.

Amigo Secreto Solidário

Durante a tarde, o sentimento de solidariedade e amor ao próximo marcou uma das ações mais emocionantes da programação. Com o projeto Árvore dos Meus Amigos foi realizado no HMUE um Amigo Secreto Solidário, em que os colaboradores sortearam pacientes internados, identificados pelo número do leito, e os presentearam com kits de higiene e outros presentes. 

A iniciativa, idealizada pela supervisora de Humanização do Hospital, Natália Failache, beneficiou cerca de 150 usuários e comoveu quem participou. "O objetivo foi de sensibilizar os colaboradores a respeito da solidariedade, de ajudar o próximo, de fazer o bem, sem saber quem era a pessoa que estava no leito. A adesão foi muito boa e mostra o quanto um simples gesto é capaz de transformar e alegrar a vida de quem precisa de cuidado e atenção", ressaltou a profissional.

Internado há 17 dias no Hospital Metropolitano, vítima de acidente de carro, o paciente José Alves Osório ainda não pode ter alta e precisará passar o Natal na Unidade. Emocionado, ele agradeceu o carinho da colaboradora que o presenteou no Amigo Secreto Solidário. "Fico muito feliz com este carinho, as pessoas não têm ideia do quanto isto é importante para quem está internado há tanto tempo. Queria estar em casa, mas sei que preciso seguir o tratamento corretamente, para poder voltar recuperado", disse o usuário.

Para Luana Souza, técnica de Enfermagem do Setor de Controle de Infecção Hospitalar, é muito gratificante poder ser responsável pelo sorriso de um paciente. "O sentimento é de uma satisfação muito grande, poder conhecer a história de um paciente, saber como ele chegou aqui e os desafios superados diariamente para a evolução do tratamento. Nossa missão é sempre acolher estas pessoas com carinho e alegria e, hoje tive a oportunidade contribuir para isso de uma forma especial", declarou a colaboradora.

Café com o Gestor 

Para encerrar o ano e agradecer a dedicação de todos os gestores, foi realizada uma edição especial de Natal do Café com o Gestor, também no dia 21/12, que reuniu coordenadores e lideranças de todos os setores assistenciais e não-assistenciais da Unidade para celebrar a culminância das atividades.

Na ocasião do coffee break embalado ao som de canções natalinas, o diretor Hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, surpreendeu os colaboradores ao chegar vestido de Papai Noel, divertindo todos os presentes.

O diretor aproveitou o momento fraterno para deixar uma mensagem de reflexão sobre ética e moral, destacando a importância do papel de cada um para o sucesso da Instituição. "Tenho agradecido o tempo todo a vocês pelo belo trabalho que temos realizado, cada um na sua função e importância no todo. A soma do trabalho de todos vocês, realizado com responsabilidade e alinhado aos valores éticos e morais, é que fazem do HMUE um hospital de referência e que está sempre comprometido com o bem dos nossos usuários, no objetivo de salvar vidas", expressou o gestor.

Para agregar ao momento de integração, houve ainda a apresentação de palestra interativa com as psicólogas Elizabete Moraes e Otania Freire, especialistas em saúde mental e orientação junguiana, pós-graduadas em Arteterapia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde