Palestras, teatro e músicas marcam 3ª Sipat e 1º Simpósio em Saúde e Segurança no HEUE

Durante três dias, profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), agregaram conhecimento e desfrutaram de momentos de interações entre os colegas na 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e do 1º Simpósio em Saúde e Segurança no Trabalho, ambos realizados entre os dias 17 e 19 de dezembro com o tema: “Tecnologia e Inovações em Saúde e Segurança no Trabalho – o alvo da prevenção é a informação”.

Além de palestras, os profissionais participaram de atividades físicas, como a ginástica laboral nos setores, competições de jogos de dama e dominó. Já quem tinha algum talento poderia se apresentar no Show de Talentos, realizado no refeitório do hospital. As apresentações contaram com instrumentistas e vários cantores de diferentes setores do hospital.

Os profissionais também tiraram dúvidas sobre reeducação alimentar e puderam se inscrever para a nova etapa do Grupo Leveza, do Programa Qualidade de Vida do Colaborador, prevista para iniciar em janeiro de 2019. A equipe do setor de Medicina do Trabalho do hospital montou um estande na área externa do evento.

No primeiro dia do evento foi realizada uma mesa-redonda, cujo objetivo foi debater as medidas de prevenção para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Conduzida pelo engenheiro do trabalho do hospital, Estharley Santos, a atividade contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), representantes da área de segurança do trabalho de dois hospitais públicos do Estado e da Gerência de Recursos Humanos da Sede Administrativa da Pró-Saúde. Juntos, os profissionais trocaram experiências sobre as medidas adotadas nas suas instituições.

Já no segundo dia, o coordenador Jurídico da Pró-Saúde, Luiz Henrique Dalmaso, tirou dúvidas dos profissionais sobre as novas regras da reforma trabalhista. Além disso, o advogado abordou o tema assédio moral no trabalho.

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica, que administra o Hospital Estadual São Lucas por meio de contrato de gestão firmado com a Sesa desde 18 de dezembro de 2015.

No terceiro dia, a psicóloga do RH do hospital, Ariela Tessarolo, palestrou sobre a saúde mental. A importância do diálogo, observar quem está em volta e buscar ajuda foram assuntos tratados no encontro. “É importante estar bem e reconhecer os nossos limites, se necessário, buscar ajudar com especialistas”, afirmou a psicóloga.

No mesmo dia, a convite do hospital, a infectologista pediátrica da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissível (IST), Adriana Ferreira da Mota, falou os tipos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), as formas de prevenção e tratamento.

“Consegui participar das atividades e acho que as pessoas necessitam se conscientizar todos os dias sobre a importância de trabalhar com segurança. Também achei bem interessante a palestra sobre saúde mental. É bom saber que a instituição se preocupa com o bem-estar dos seus profissionais, disponibilizando o RH para nos assistir quando necessário”, disse Mariana Pedroso Vieira, técnica em enfermagem do Pronto-Socorro.

Para finalizar o evento, colaboradores de vários setores do hospital criaram uma peça teatral destacando a importância da empatia no ambiente de trabalho. “Se colocar no lugar do outro é uma tarefa desafiadora, mas quando lidamos com o sofrimento alheio, principalmente por questão de saúde, a empatia necessita ser aplicada. Nós, todos os dias, temos a oportunidade de fazer a diferença na vida de outras pessoas”, disse Sara Eler Nepumoceno, presidente da Comissão de Humanização do Hospital Estadual de Urgência e Emergência.

O diretor hospitalar do hospital, Paulo Santos, destacou a interação, a criatividade e o conteúdo da programação do evento. “É importante enaltecer o envolvimento dos profissionais para a realização da Sipat e do Simpósio. Eles foram criativos no desenvolvimento das ações, utilizando recursos sustentáveis presentes na unidade. Para ampliar a participação dos profissionais, os organizadores foram em todos os setores do hospital e convidaram os colegas para que, juntos, pudessem agregar conhecimentos, promovendo saúde e segurança no ambiente de trabalho”, disse o diretor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde