Espaço de Acolhimento Transitório é inaugurado no Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), na manhã do dia 20/12, inaugurou um espaço de acolhimento transitório para atender acompanhantes ou familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e Sala Amarela que é uma área que necessita de cuidados especiais para usuários em estado crítico. A iniciativa é de proporcionar toda a assistência necessária para aqueles que são de cidades do interior do Pará ou outro Estado.

Uma das primeiras pessoas a estrear o ambiente foi a Suelaine Galvão Brito, 39 anos, que acompanha a irmã, que está hospitalizada com queimaduras de terceiro grau no corpo. Ela explica que o acidente da irmã foi na residência, após fazer café em um fogão de duas bocas em que teve 63% do corpo queimado.

A acompanhante diz que está esperançosa com a recuperação da irmã e que nunca imaginou receber toda a atenção da equipe Assistencial do Metropolitano. “O caso dela foi dado pelos médicos de Araguaína, no Tocantins, sem chances de sobrevivência. Busquei o Ministério Público, imprensa, prefeitura até conseguir a transferência para um hospital de referência em queimados”, explica. 

De acordo com o diretor Hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, este espaço significa que a Unidade se preocupa com o ser humano. “Entendemos que essas pessoas que estão acompanhando os seus entes queridos, precisam de um lugar para ficar.  Então criamos este ambiente para que possam se sentir mais valorizados e com mais conforto e acolhedor para descanso físico e emocional”, enfatiza.

O espaço de acolhimento do Hospital, gerido pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, comporta até 12 pessoas. A estrutura conta com uma recepção, quartos femininos e masculinos com beliche e redes, disponibilidade de enxovais para as camas, banheiros com chuveiros e armários de parede para guarda de materiais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde