Hospital Metropolitano promove Campanha de Doação de Sangue

Nos dias 18 e 19/12, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), promoveu Campanha de Doação de Sangue com o propósito de sensibilizar colaboradores, usuários e comunidade a respeito da doação e manter o estoque de sangue elevado para suprir os atendimentos realizados pelo Hospital.

De acordo com a supervisora da Agência Transfusional do HMUE, Larissa Mendes, a iniciativa é para evitar a redução do estoque e avalia a campanha como positiva devido à preocupação com o próximo em salvar vidas. Também ressaltou que o fornecedor direto do Metropolitano é a Fundação Hemopa que atende a Unidade três vezes por semana, sendo que são usadas cerca de 350 bolsas de sangue, de forma mensal. 

“Avalio que aqueles que não puderam fazer a doação de sangue no momento da Campanha, se cadastraram como doadores de médula óssea. Isso já é um avanço. Conseguimos um número considerável de doadores e isso é satisfatório para todos os envolvidos na ação diretamente”, conta Larissa. 

Para incentivar os colaboradores a fazer a doação de sangue, o diretor Hospitalar do Metropolitano, Itamar Monteiro, fez questão de somar na Campanha. Ele conta que a sensação foi inigualável. “Quando você pode ajudar alguém de forma anônima e de coração, não querer nada em troca, isso é fantástico. Já é a quarta vez que estou doando sangue e sempre uso essas campanhas como uma forma de incentivo”, explica. 

Apesar de ter consultado outras pessoas que já fizeram doação de sangue, a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), Camila Amaral, decidiu dar o primeiro passo para doar sangue e considerou ser uma boa ação para ajudar outras pessoas. “A sensação foi maravilhosa. Sentimentalmente, você se sente melhor. Uma parte de você, vai ajudar o próximo. Não é só a primeira vez, daqui por diante, vou dar continuidade. Sou uma pessoa cristã. Jesus foi o maior doador que salvou as nossas vidas. E como seguidores Dele, devemos fazer isso mesmo, salvar outras vidas também”, pontua a doadora. 

Campanha

Parceira da Campanha do Metropolitano, a Fundação Hemopa disponibilizou uma Unidade Móvel, que ficou no estacionamento do Hospital para a realização da doação de sangue. 

Para atrair um bom número de doadores internos, foi feita uma gincana para os três setores da Unidade, que trouxessem o maior número de pessoas para participarem da ação, sendo premiados com kits natalinos. Também foram entregues chaveiros personalizados em formato de gota de sangue, que foram confeccionados pelo setor de Rouparia do HMUE aos doadores. 

Conforme a meta estipulada pela Fundação Hemopa, o HMUE deve alcançar, mensalmente, em torno de 50% do número de doações, conforme a quantidade de transfusões realizadas pelo mesmo. Neste mês, a Unidade se manteve estável na meta. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde