Pró-Saúde completa três anos na gestão do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES)

A Pró-Saúde, entidade filantrópica que está sob a gestão do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), completou na última terça-feira (18) três anos na administração do hospital.

A unidade hospitalar é referência capixaba em atendimento ao trauma. De 18 de dezembro de 2015 até a primeira quinzena deste mês, o hospital alcançou a marca de 240.825 procedimentos cirúrgicos, 14.500 exames, 55.382 consultas médicas e 96.142 atendimentos no Pronto-Socorro.

No mês dezembro, também se comemora dois anos de funcionamento do Pronto-Socorro. A urgência e emergência atende em média, 3.900 pacientes por mês.

Nos últimos três meses de 2018, o hospital obteve 96% de satisfação dos usuários, segundo pesquisa interna realizada por meio do Serviço de Atendimento do Usuário (SAU), promovida mensalmente.

Neste período, projetos como Assistência Compartilhada, Comemoração dos Pacientes Aniversariantes e Sala de Acolhimento foram desenvolvidos no hospital.

Em 2017, a instituição obteve duas grandes conquistas: em novembro, a certificação Acreditado, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conhecida como ONA 1, essa certificação é destinada a serviços de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo nos aspectos estruturais e assistenciais.

Já em dezembro, foi o primeiro hospital do Espírito Santo a receber o selo “Materiality Disclosures”, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

 

Sustentabilidade no Hospital

As práticas sustentáveis realizadas no hospital, como a construção de uma área de convivência destinada para os colaboradores é um dos destaques da unidade. A produção do local ficou por conta dos profissionais, que usaram da criatividade para confeccionar assentos feitos com palets, carretel de madeira e pneus. Os quadros utilizados nas paredes foram produzidos a partir de tampinhas de garrafas PET, botões, tecidos e barbantes.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência  ficou entre os 15 melhores, durante a 11ª Edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, no início deste mês. Para conquistar a placa de reconhecimento, a unidade hospitalar apresentou o Projeto Sistema de Aquecimento de Água, desenvolvido pela equipe de Manutenção.

O hospital também conquistou mais duas placas de reconhecimento: Adesão ao Desafio de Resíduos de Serviços em Saúde, promovido pelos membros da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil. Para alcançar o reconhecimento, o hospital encaminhou informações relacionadas à gestão de resíduos efetivada na unidade, bem como a sistemática de segregação dos resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais para criação de área de convivência destinada aos profissionais da instituição, entre outros. Já a outra premiação, relacionada ao Desafio à Saúde pelo Clima, foi pelas ações sustentáveis promovidas na instituição, entre elas, troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, além do projeto de Aquecimento de Água.

“Neste período, conseguimos visualizar o aperfeiçoamento e evolução da nossa assistência. São conquistas importantes para a população capixaba e isso nos motiva a buscar sempre o melhor para os usuários que são atendidos no nosso hospital”, disse Paulo Santos, diretor Hospitalar.

 
Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência

O hospital possui 537 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia. São 40 leitos de UTI, 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O serviço também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliações, serviço de imagem com raio-X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um Pronto-Socorro, aberto em dezembro de 2016.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde