Hospital Galileu realiza IV Semana de Segurança do Paciente

Segue até esta sexta-feira, 21/12, a IV Semana de Segurança do Paciente do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA). Iniciada no dia 17/12, a Semana chega a sua quarta edição – é realizada desde 2015 – na Unidade, que é gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Público (Sespa). A iniciativa visa a promoção da segurança do paciente por meio do fortalecimento do conhecimento técnico e sensibilização dos colaboradores para o cumprimento das boas práticas.

Nesta edição da Semana de Segurança do Paciente, o Hospital Galileu investiu em atividades lúdicas, como o jogo Torta na Cara, Big Fone, Bloco da Higienização das Mãos, entre outros, que fortalecem a disseminação do conhecimento entre os profissionais da Unidade, principalmente em relação a temas como Metas de Segurança do Paciente, Notificações e Cultura Justa.

O diretor Hospitalar do Galileu, Saulo Mengarda, explica a importância da ação. “Quando falamos em segurança do paciente temos que pensar em como de fato conseguiremos atingir o objetivo de disseminação de conhecimento. E, as ações dessa semana foram pensadas exatamente com esse objetivo. Isso é de extrema importância para que os colaboradores coloquem em prática os conhecimentos e entendam o impacto positivo que terá”, afirmou.

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) está à frente da organização da iniciativa que ao final premiará as três equipes que se destacarem durante as atividades da Semana. A programação inclui, ainda, participação em palestras, apresentação teatral das metas de segurança do paciente e ações de cunho social, como doação de sangue e arrecadação de alimentos.

De acordo com a gerente do NQSP, Patrícia Costa, o envolvimento de colaboradores das mais diversas áreas do Hospital tem demonstrado o sucesso da iniciativa. “Percebemos que eles estão estudando e empolgados, querem acertar todas as perguntas. Esta é uma competição saudável e sempre reforço junto a todos que o objetivo principal é uma assistência cada vez mais segura e que nós somos responsáveis por isso", enfatizou. 

A busca pela excelência nos serviços desempenhados pela Unidade, que é 100% SUS, chama a atenção também dos pacientes do Hospital que elogiam a equipe e atendimento prestados. “Os médicos são maravilhosos, os enfermeiros, a equipe de Higienização, maqueiros, toda a equipe mesmo. Só posso agradecer”, afirmou Andrea dos Santos Sousa, de 38 anos, que faz acompanhamento na Unidade desde novembro deste ano.

O encerramento da IV Semana de Segurança do Paciente do Hospital Galileu acontece na sexta-feira, 21/12, às 15h, quando será realizada a apuração das equipes vencedoras e premiação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde