Hospital Oncológico Infantil alcança resultado positivo em auditoria de gestão

Os processos administrativos e assistenciais do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), foram avaliados nesta semana pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que gerencia o Hospital por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A auditoria foi feita com base nos Requisitos de Apoio à Gestão (RAG), método de avaliação da gestão hospitalar desenvolvido pela Pró-Saúde, para monitorar o desempenho das unidades que administra, com foco na melhoria contínua. 

Foram mais de 4 mil itens avaliados e o resultado global apontado pelos avaliadores mostrou 84% de adesão às boas práticas de gestão em saúde. O desempenho deste ano foi superior em 6% ao alcançado em 2017, com destaque para os serviços de Higiene e Limpeza e de Controle de Infecção Hospitalar que alcançaram 100% de conformidades. 

Outro bom resultado alcançado foi na adesão aos sete Protocolos de Segurança do Paciente (Identificação do Paciente, Comunicação Efetiva, Administração de Medicamentos, Cirurgia Segura, Higiene das Mãos, Redução do Risco de Quedas e Redução do Risco de Lesão por Pressão). Todos tiveram resultados acima de 90% e três deles também alcançaram 100% de práticas adotadas.

“Os resultados alcançados aqui vêm de um planejamento e dos aprendizados que fortaleceram essa gestão”, destacou a líder dos avaliadores e coordenadora corporativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Pró-Saúde, Luciane Oliveira. 

Nos próximos dias, o Hospital deverá receber o relatório final da auditoria com detalhes sobre os pontos fortes e as propostas de melhorias para cada processo. “O que vemos aqui é uma assistência diferenciada para a vida das crianças em tratamento, para os colaboradores e para comunidade, o que representa todos os valores do Hospital e da Pró-Saúde”, complementou Luciane.   

A Diretora Hospitalar do Oncológico Infantil, Alba Muniz, parabenizou os colaboradores pelo resultado que demonstra o crescimento da Unidade. “Foram dias de muito trabalho em equipe e o chegar onde estamos tem muita da coragem que trazemos desde o início”, disse.   

 

A Unidade

Referência para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil no Pará, o Hospital Oncológico Infantil oferece atendimento público e gratuito para mais de 700 crianças e adolescentes. Neste ano, foi certificado com o selo “Acreditado Pleno” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é  referência em certificação de qualidade de atendimento entre hospitais brasileiros. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde