Caravana Solidária mobiliza colaboradores do Hospital Oncológico Infantil para doação de sangue

Com mais de 4 mil bolsas de sangue transfundidas entre os meses de janeiro e outubro deste ano, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), promoveu mais uma edição da Caravana Solidária, projeto que estimula os colaboradores a doarem sangue voluntariamente nas estações de coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém.

Esta foi a terceira edição da Caravana, que busca contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue no Estado que, assim como a maioria dos hemocentros do País, enfrenta dificuldades nos finais de ano, com uma redução em 30% nas coletas de sangue.

Técnica de Enfermagem no Oncológico Infantil, Katia Cunha, esteve em todas as Caravanas Solidárias realizadas neste ano. Para ela, as campanhas são uma forma de ampliar o cuidado diário com os usuários. “A gente se cuida para doar nossa saúde para eles. A enfermagem é isso”, conta.  

A doação de Kátia, juntamente com as dos outros colaboradores e voluntários, que participaram desta edição da Caravana, irão contribuir para que o Hospital gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantenha a meta de enviar, mensalmente, de 150 a 200 doadores para o Hemopa, o que corresponde a 50% do número de bolsas recebidas pela Unidade.

Até o mês de outubro, foram 2.100 doações feitas no código 1766, que identifica o Hospital no Hemopa, para pouco de 3.100 bolsas recebidas.

Enfermeira na Agência Transfusional do Oncológico Infantil, Sâmia Medeiros, ressalta a importância da doação de sangue. “O sangue doado é fracionado e seus hemocomponentes hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. Todos podem ser utilizados no tratamento dos nossos usuários podem, por isso as doações são para manter nossos estoques em níveis seguros”, explica. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde