Hospital Estadual Getúlio Vargas celebra 80 anos

O Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado no Rio de Janeiro (RJ), comemorou 80 anos nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro. A porta de entrada do auditório foi decorada com bexigas nas cores vermelhas e azuis, do logotipo da Unidade. A decoração também contou com flores naturais nas mesmas cores.

A cerimonialista Kelly Cristini Silva de S. Barros, coordenadora de Enfermagem da Emergência, chamou os convidados que compuseram a mesa de honra: Marcel Augusto de Oliveira, diretor Hospitalar do HEGV; Paulo Ricardo Lopes da Cunha, diretor Técnico do HEGV; Dom João Bosco Óliver de Faria, Arcebispo Emérito de Diamantina (MG) e superintendente de Atividades Assistenciais da Pró Saúde; Silvana Pereira, superintendente de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ); Luiz Cláudio dos Santos, membro do Conselho Gestor do HEGV; Rita Maria da Silva, representante da Associação de Funcionários do HEGV.

Os convidados da mesa apresentaram suas felicitações ao Getúlio Vargas e, na sequência, todos os presentes assistiram um vídeo com depoimentos de pacientes e familiares de usuários que receberam atendimento no HEGV e agradeceram pelo trabalho realizado pela equipe durante o período no qual estiveram no hospital. Após o vídeo, a cerimonialista fez um breve histórico do HEGV, desde sua inauguração em 3 de dezembro de 1938 até os dias atuais.

Ainda pela manhã, Dom João Bosco Óliver de Faria, Arcebispo Emérito de Diamantina (MG) e superintendente de Atividades Assistenciais da Pró Saúde, celebrou uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Hospital e implantação da Pastoral da Saúde, no auditório, com participação de todos os presentes.

No período da tarde, foi realizada uma confraternização, no auditório, com os colaboradores, com apresentação do vídeo apresentado no período da manhã e fotos dos colaboradores em atividade no hospital. O colaborador mais antigo do HEGV, Carlos Marcio, supervisor da Documentação Médica, que está no HEGV há 54 anos, foi homenageado.

No encerramento da confraternização, foi servido bolo de aniversário e refrigerantes aos colaboradores. Na saída do auditório, os colaboradores ganharam uma rosa com um cartão com os dizeres: “80 Anos. Você faz parte dessa história”.

 

Pastoral da Saúde

Dom João Bosco Óliver de Faria e o Lenivaldo Carvalho, da Filantropia da Sede Administrativa da Pró-Saúde, realizaram uma reunião com a  participação dos representantes das equipes do Voluntariado da Capelania do HEGV e da coordenadora de Facilities e do Voluntariado, para a implantação da Pastoral da Saúde no HEGV. 

Lenivaldo mostrou a proposta da implantação, que seria a continuidade do trabalho que já é feito pela Capelania no hospital, porém com um novo formato.

Dom João pediu que os voluntários se apresentassem e falassem um pouco de suas experiências no Voluntariado da Capelania, e contassem uma experiência que mais os havia marcado. Também falou da importância do trabalho realizado junto aos pacientes e de que forma é possível envolver familiares e colaboradores, principalmente, a equipe de Enfermagem e médicos.

O superintendente de Atividades Assistenciais apresentou os colaboradores Gabriela Moreira e Rafael Fernandes, que darão apoio à Pastoral, sendo que Rafael, a princípio, foi indicado para a liderança da Pastoral no HEGV. Além disso, esclareceu dúvidas quanto à implantação da Pastoral da Saúde com relação à Capelania já existente e disse que o trabalho é grandioso e que nunca poderiam saber a dimensão do trabalho que fazem. A reunião foi encerrada com a oração do Pai Nosso.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde