Hospital 5 de Outubro realiza passagem de plantão diferenciada

A passagem de plantão é uma atividade fundamental e necessária para a organização da rotina de um Hospital para o devido cuidado aos pacientes em tratamento. Nela estão inseridas as informações referentes ao estado de saúde do paciente, o tratamento realizado, as possíveis intercorrências e o que mais merecer atenção por parte da equipe de saúde. Por este motivo, com a importância desta prática para continuidade da assistência, a equipe de Enfermagem do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), realiza a apresentação dos profissionais do plantão aos pacientes internados na Unidade com o objetivo de promover a interação e a troca de informações entre eles.

Segundo a enfermeira do HCO, Fabiana Rocha, a nova rotina tem o intuito de fazer o usuário participar ativamente do seu cuidado e envolvê-lo no tratamento proposto pela equipe Assistencial da Unidade. “Com essa melhoria na rotina, o paciente sabe a data da sua previsão de alta e, caso ocorram mudanças no planejamento, o mesmo é informado. Ele sabe exatamente quem é o técnico em Enfermagem, enfermeiro e médico que vai cuidar dele. Isso acaba criando um vínculo e melhorando muito a qualidade da assistência”, explica.

A enfermeira acrescenta que os benefícios deste esquema de visita de apresentação, resultam na proximidade entre o paciente e a equipe, promoção de um atendimento mais humanizado e seguro e estabelece confiança entre profissionais responsáveis pelo cuidado. “O diferencial neste novo processo, é realmente o envolvimento do paciente na sua assistência, então ele consegue ter segurança na equipe e transmitir tudo o que ele está sentindo de forma fidedigna, para que o tratamento seja mais eficaz”, explica a profissional.

Para a acompanhante Edna Silva, que está com o seu bebê internado na Unidade, as visitas nas trocas dos plantões demonstram cuidado e esclarece dúvidas. “Eu gosto muito desse trabalho da equipe no atendimento ao meu filho, me sinto a vontade para falar sobre o problema”, declarou.

Durante a visita, é atualizado o quadro de informações do paciente, que fica em cada apartamento e enfermaria, são reforçadas as orientações sobre os riscos, como alergia, queda entre outros. Além disso, o paciente ainda pode sanar algumas dúvidas sobre o seu tratamento, fazer perguntas e contar suas ansiedades, que auxilia no fortalecimento da interação entre paciente e equipe.

Sobre o Hospital

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde