Exposição Novembro Lilás do HMIB exibe fotos de bebês prematuros e emociona o público

A exposição Novembro Lilás, promovida pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), está emocionando colaboradores, médicos e visitantes com a mostra de fotografias de bebês prematuros nascidos na unidade. 

A programação, iniciada em 23 de novembro e que termina nesta sexta-feira (30), faz parte do mês de conscientização sobre o tema, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro) e tem como objetivo apresentar as boas práticas de gestão realizadas juntos aos prematuros internados na UTI e na UCI, do HMIB. Durante este período, colaboradores, usuárias e acompanhantes estão praticando uma série de atividades sobre a importância da prevenção da prematuridade. 

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HMIB levou aos colaboradores uma troca de conhecimento sobre os serviços oferecidos pela Unidade. De acordo com diretora Hospitalar, Stéphanie Valdivia, a exposição proporciona aos colaboradores e envolvidos na rotina hospitalar uma compreensão da realidade vivenciada diariamente no hospital. “É importante para mostrar os serviços que são oferecidos e o que está sendo feito no hospital, por exemplo, quem trabalha no setor de manutenção pode não saber que usamos técnicas terapêuticas na UTI”, explica. 

Na ação, a equipe assistencial do HMIB expôs artigos de artesanato produzidos pelas mães e acompanhantes durante a Campanha Novembro Lilás. Itens utilizados para a terapia dos bebês, como o balde do banho de ofurô e a rede usada para o melhor relaxamento do recém-nascido. O público também assistiu a uma apresentação sobre todas as práticas assistenciais e de humanização e seus objetivos, como a rede pode auxiliar na função respiratória, favorecendo o desenvolvimento neurossensorial e corporal dos recém-nascidos. 

Uma das premissas do HMIB, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), é a de promover a capacitação profissional da equipe de colaboradores. “Foi muito instrutivo, bem importante para construir uma nova cultura, agregar conhecimento. Conhecemos uma realidade completamente diferente do que vivíamos no município anteriormente. Eu, como morador de Barcarena, posso dizer com propriedade. Esse trabalho que a Pró-Saúde está praticando é o diferencial”, destacou o líder de Hotelaria do HMIB, Jorge Caires, que participou da programação.. 

A Exposição Novembro Lilás ficará aberta também para toda a comunidade, das de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde